Atuante no exercício da docência, o professor da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, Harrison Dantas observou que havia na unidade de ensino espaço para executar um projeto de música. Desta forma, o músico apresentou a proposta de iniciar um coral. Hoje com seis anos de existência, o Grupo Flor de Cactos conta com cerca de 25 alunos e este ano, vai se apresentar pela segunda vez em um evento nacional de corais.

Licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Note e com experiência de mais de 10 anos em coral, como cantor e regente, Harrison apresenta em suas aulas o “vasto repertório da música brasileira, sempre mesclando músicas novas e mais antigas”.

Os encontros ocorrem três vezes por semana e se destina a todos os alunos da escola, que possui turmas do 4º a 9º ano do Ensino Fundamental e também da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O docente explicou como se dá o trabalho com o grupo: “Por ser um coral de escola, trabalhamos cantando em uníssono e com acompanhamento instrumental com o que eles sabem tocar. Quando temos um aluno que sabe um pouco de percussão, violão, flauta, eu aproveito ele para que some dentro do grupo. Ocasionalmente, a gente faz divisão de vozes”, contou.

Estudante do 9º ano Vitor Manuel Queiroz, 16 anos, fala sobre sua ligação com o grupo: “Estou no coral há cerca de um ano. Eu já havia participado antes e voltei. Já tinha interesse por música, então decidi entrar”. O aluno conta ainda que pretende seguir no segmento musical, se houver oportunidade.

Maria Eduarda Araújo, 14 anos, discente do 7º ano, entrou no coral há seis meses por indicação de uma amiga e conta sobre sua experiência nas aulas: “Estou gostando. É melhor do que eu esperava, a gente aprende muita coisa, participa de passeios, é muito bom”.

Em outubro próximo, o grupo convidado para aberturas de eventos da Secretaria Municipal de Educação fará sua segunda participação no Encontro de Corais da Cidade do Natal (Enconat), evento nacional e consolidado, que está em sua 23ª edição e é organizado pela Prefeitura do Natal e Secretaria Municipal de Educação.