Uma Mostra Cultural mobilizou e presenteou, nesta quinta-feira (14), a comunidade adjacente ao Centro Municipal de Educação Infantil Professora Terezinha de Jesus, no bairro Pajuçara. Em sua 2ª edição, o evento idealizado pela equipe de profissionais da unidade de ensino cresceu e ofertou a exposição dos trabalhos escolares em conjunto com uma ação social, que reuniu voluntários para a prestação de serviços gratuitos à população. O objetivo do projeto foi promover o trabalho pedagógico e cultural realizado pelos educadores infantis, envolvendo toda comunidade escolar.

Apresentando temas como o Boi Calemba Pintadinho de São Gonçalo do Amarante e a comunidade indígena no Rio Grande do Norte, desenvolvidos junto às crianças no 2º trimestre, um cortejo cultural foi um dos destaques da programação. Participaram do desfile professores, pais e crianças de todos as turmas da unidade de ensino, que atende 240 crianças do nível I até o IV.

A parte social da atividade se deu com a oferta de serviços diversos de forma gratuita aos visitantes. A diretora pedagógica Janaína Dionísio falou dos atendimentos: "Tivemos corte de caberlo; veio uma equipe de estudantes de enfermagem da Universidade Potiguar e da UFRN para fazer aferição de pressão e teste de glicose, além de uma série de atividades”.

A educadora infantil Luci Virgínia Souza, falou sobre uma das temáticas apresentadas no dia cultural, “As brincadeiras do tempo da vovó”: "É um resgate das brincadeiras tradicionais, mostrando as brincadeiras de antigamente cujos valores estão se perdendo. Primeiro perguntei quem tinha interesse e todo mundo se interessou. A partir de então se tornou rotina esse tipo de brincadeira no CMEI. Depois, naturalmente, eles disseram que gostavam mais dos nossos brinquedos, então eu vi que teve um resultado".

Sobre o desenvolvimento da mostra, a coordenadora pedagógica Jeane Botelho frisou a valorização das questões culturais dentro da escola. A docente explicou ainda sobre o propósito do CMEI em realizar o evento: "Temos o intuito pedagógico e também de trazer a comunidade e as famílias para dentro do centro de educação infantil, porque a educação, só se dá com essa interação entre instituição e família". Jeane destacou ainda o grau de envolvimento dos pais na atividade: "Durante esse projeto fizemos oficinas com a participação dos pais.

A Auxiliar de Serviços Gerais, Andrea da Silva, mãe do aluno Anthony da Silva, de quatro anos, procura participar dos projetos sempre que possível. "Eu e minha irmã sempre estamos participando das atividades do Anthony. Acho muito importante os pais participarem da vida escolar dos filhos. Nesta mostra eu colaborei com a roupa do desfile dele. Acho interessante e estou gostando de tudo que está sendo oferecido, principalmente do bazar e dos alimentos", afirmou.

Vestido com a fantasia em alusão ao Boi Calemba, que contou ter gostado bastante, Jailton Pereira, de quatro anos, resumiu a história que estava representando: “Tinha Francisco e a mulher grávida, Caterina, e ela queria comer a língua do boi”.