Dia da Poesia oferece programação cultural para toda família

Evento será promovido pela Prefeitura do Natal através da Funcarte com o apoio da SPVA

A poesia estará solta no ar, no próximo domingo, 14, quando se comemora em todo o território nacional o Dia da Poesia. A Prefeitura Municipal do Natal,  por meio da  Fundação Capitania das Artes – Funcarte e da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins - SPVA preparou uma programação imperdível, eclética e direcionada para todas as idades. Um programa diferente para um domingo em família que terá início às 15h, na Praça Augusto Severo, na Ribeira, em frente ao Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. O evento será um grande encontro de amigos que tem a proposta de proporcionar ao público a oportunidade de difundir, estudar e desfrutar a poesia em seus mais variados gêneros.

A movimentação no domingo terá início com a Mesa Redonda “A Poesia Popular no RN”, com os palestrantes Francinete Oliveira, Jose Lucas de Barros, Gutemberg Costa, Paulo de Tarso Correia de Melo e terá como mediador José Augusto Costa Júnior, Coordenador da Biblioteca Pública Municipal Esmeraldo Siqueira. A comemoração prossegue com apresentação dos Poetas da SPVA, Show com Geraldinho Carvalho, Tropa Trupe, declamação livre, show Lítero-Musical com o Poeta Paulo Varela e show com a banda Rosa de Pedra.

O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas Flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça.

As comemorações em homenagem ao Dia da Poesia da Funcarte tiveram início na segunda-feira, 08 de março. O evento se estende durante toda a semana, com o encerramento no dia 14. A programação é composta por contação de histórias e declamação de poesias para os estudantes das escolas municipais de Natal; oficinas de ensino de literatura e poesia para professores dessas redes de ensino; mini-curso sobre a poesia potiguar; mesa redonda sobre poesia popular e oral. Na sexta-feira, 12, terá uma vasta programação cultural, com recitais, declamações e shows com os Poetas mais atuantes e representativos da cidade.

CONOGRAMA DE ATIVIDADES