Na manhã do último sábado (19) um Sarau Literário movimentou a Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, no bairro de Neópolis. Com o tema “Clara Luz e Cascudo nos ritmos do Brasil”, o evento contou com a participação de cerca de 250 alunos, além de familiares e egressos. O objetivo das atividades foi desenvolver a leitura e a escrita por meio da literatura, utilizando as linguagens visuais.
As apresentações foram realizadas por cada turma e pelo grupo de teatro da escola utilizando personagens do livro “A fada que tinha ideias”, de Fernanda Lopes, e ritmos brasileiros como frevo, samba, carimbó e coco de roda. As canções foram trabalhadas no sentido de valorizar a cultura do país e os projetos visaram utilizar a música, o teatro e a dança como instrumentos pedagógicos para aprendizagens significativas, lúdicas e inovadoras.
Entre as diversas atividades ocorreu ainda uma “degustação literária” com menu de livros, além da exposição de uma estante demonstrativa com livros literários e de uma galeria artística montada com desenhos dos estudantes sobre a figura paterna.
A gestora pedagógica, Simone Rodrigues de Lima Costa, conta como foi desenvolvido o projeto: “Esta atividade foi bastante significativa e prazerosa. Foi um processo trabalhado de forma integrada das atividades de sala de aula, da biblioteca e das disciplinas específicas: Artes, Educação Física, Ensino Religioso e Regentes do Laboratório de Informática”.
Para a aluna Monalisa Silvestre, fazer parte do sarau foi uma experiência divertida e muito interessante. “Eu achei muito importante. Foram muitos ensaios e nos divertimos bastante. Os ensaios foram maravilhosos. Aprendemos a música muito rápido. Valeu muito a pena ter ensaiado para essa apresentação maravilhosa. Eu e toda a turma gostamos”, contou a estudante do 4º ano.
Segundo Ana Beatriz de Oliveira, aluna do 5º ano, ser chamada para dar vida à uma das personagens de maior destaque na apresentação exigiu bastante responsabilidade, mas a oportunidade foi muito gratificante. “Foi um sentimento de muita alegria ter sido escolhida para ser uma das personagens principais da peça. Fiquei com um pouquinho de nervosismo na hora, porque tinha muita fala para decorar, mas foi muito importante para a gente decorar tudo aquilo, gravar voz. Foi muito legal”, afirmou.