Dez escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal e 380 alunos participam da Ação Leitura que acontece em dois turnos desta sexta-feira (18) no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O projeto Ação Leitura é uma iniciativa da Editora Jovens Escribas e reúne anualmente autores potiguares com estudantes das redes pública e privada.
Os escritores Carlos Fialho, Alice Carvalho, Beatriz Madruga, Carito Cavalcante e Márcio Benjamin dialogam a respeito de seus trabalhos literários com os alunos do 5º ao 9º ano, além de professores mediadores de leitura, professores de Língua Portuguesa e coordenadores pedagógicos da Rede. Os autores também visitaram na semana passada a E.M Professor José Melquíades de Macedo e a E. M. Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, realizando um contato direto com os alunos e apresentando livros e textos exclusivos.
A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, a professora Miriam Dantas de Araújo, afirmou que “os textos dos autores participantes do encontro são enviados com antecedência para as escolas e os professores vão trabalhando as obras nas salas de aulas”.
A Escola Municipal Professora Emília Ramos participou do Ação Leitura no turno matutino com 34 alunos. A professora mediadora de leitura da escola Thais Fernandes de Lima e Silva, explicou que todo o material recebido foi encaminhado para os professores apresentar aos alunos, sobre os autores e seus respectivos textos. O aluno do 5º ano, Eric Moises Claudino dos Santos, de dez anos, relatou que o professor de Português mostrou fotos, as obras e biografia dos autores.
A aluna do 5º ano da Escola Municipal Juvenal Lamartine, Letícia Gomes de Freitas, de dez anos, afirmou que “gostei muito de ler o texto “O Chato” de Carlos Fialho. É muito engraçado”. Já Geovana Almeida Bernandes, de 11 anos, da mesma turma, também gostou de outro texto do autor, chamado “O relógio do guloso”. “É humorístico e têm várias coisas interessantes”, disse a estudante Geovana. A professora mediadora de leitura da escola, Eunice Rosado, contou que há uma preferência dos alunos por histórias de humor e terror. A Escola Municipal Juvenal Lamartine participou do Ação Leitura com 40 estudantes.
O escritor, jornalista e coordenador do Ação Leitura, Carlos Fialho, conduziu a abertura com a apresentação dos seus livros publicados, e comentou a forma como escreve suas crônicas, baseados em fatos do cotidiano. Ainda estimulou com a leitura de seus textos para que os estudantes realizem essa atividade durante a rotina escolar.
A escritora Alice Carvalho explicou que começou a escrever ainda como aluna. “O projeto dos Jovens Escribas foi até minha escola e isso acabou me incentivando a leitura e escrita, ampliando até para criações literárias no meu trabalho de atriz”. A escritora apontou uma alternativa ao alcance da informativa já que “a realidade da escrita e da literatura não estão distantes devocês, estudantes, através da internet há um acesso muito grande para leitura e também para difundir seus próprios textos”.
O projeto Ação Leitura está na sétima edição e vem oferecendo oportunidade para que leitores em idade escolar possam ter um contato mais próximo com os autores convidados. O projeto é inspirado em método utilizado em outros eventos literários do Brasil afora que se mostraram exitosos em longo prazo, como a Jornada Literária de Passo Fundo (RS).