A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) concluiu uma nova etapa de qualificação dos agentes de Defesa Civil da capital. Todo o efetivo finalizou nesta terça-feira (15), o Treinamento de Operador de Motosserra, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN. A iniciativa busca capacitar os agentes para atuarem em situação de crise que seja necessária a utilização da motosserra, a exemplo de desobstrução de vias acometidas por queda de árvores.

A capacitação contou com instruções teóricas e práticas abordando o conhecimento técnico do equipamento, manuseio seguro, técnicas de corte e manutenção da motosserra, além do conhecimento in loco dos equipamentos de proteção individual necessário na utilização da máquina, como ainda os riscos e prevenções a acidentes na operação da motosserra.

Na oportunidade, os agentes de defesa civil de Natal puderam manusear a motosserra e operar a máquina realizando cortes em troncos de árvores mortas. As instruções consistiram também na montagem e desmontagem prática da motosserra, com ênfase nas principais partes do equipamento, e no seu abastecimento para uso. “É um importante treinamento, pois agora poderemos contribuir com a desobstrução de ruas afetadas por derrubada de árvores, situação que ocorre em períodos de chuvas ou de fortes ventos como agora nos meses de agosto e setembro”, comentou a diretora de Defesa Civil Municipal, Alana Sales.

O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, informou que a prefeitura adquiriu motosserra e ressaltou que o treinamento de operador faz parte do plano de qualificação da Defesa Civil Municipal, que age no intuito de ampliar a qualidade e a eficiência do serviço prestado à população. “Reconhecemos a importância da Defesa Civil para Natal e pensado em avançar cada vez mais estamos não somente aperfeiçoando nossos agentes, mas também trabalhando a produção de um plano de contingência que prioriza a prevenção, e que vai tornar a capital uma cidade mais segura ao lidar com crises desencadeadas por fenômenos naturais”, comunicou.

O treinamento de Operador de Motosserra é a segunda capacitação realizada nos últimos dois meses pelos agentes de defesa civil da capital. Anteriormente, os profissionais passaram por qualificação onde foi trabalhada a prevenção de acidentes envolvendo fogos de artifícios durante os festejos juninos.