Programa que promete facilitar e otimizar os serviços de saúde prestados pela rede municipal, o Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC) segue sendo implementado em algumas unidades de Natal. Nesta segunda-feira (14), uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com representantes de diversos setores envolvidos no processo, discutiu os avanços relacionados ao tema.

Inicialmente, o PEC começou a ser desenvolvido em 10 unidades piloto: Distrito Leste - Unidades de Brasília Teimosa e Passo da Pátria; Distrito Norte I, Vista Verde, Nova Natal e Cidade Praia; No Distrito Norte II, Vale Dourado, Parque dos Coqueiros, Soledade II e Panatis; No Distrito Oeste, Novo Horizonte, Nova Cidade e Nazaré. Atualmente o programa está em fase final de implementação nesses locais e entrará em funcionamento ainda no segundo semestre.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão faz parte do Sistema e-SUS Atenção Básica e é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.

O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.

Para implementar o software, foram investidos, por parte da SMS, cerca de R$ 4 milhões nesse processo de informatização, sendo R$ 2,5 milhões na compra dos computadores e R$ 1,5 milhão no cabeamento das unidades. A expectativa é que até o primeiro semestre de 2018 o PEC já esteja funcionando em toda a rede municipal de saúde.