Semurb intensifica o plantio de árvores na cidade

O Hospital de Guarnição do Exército de Natal (HGE), situado na avenida Hermes da Fonseca recebeu na manhã desta terça-feira (9), uma equipe da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para o plantio de 39 mudas de espécies nativas na área verde no entorno do hospital. Os plantios que são realizados regularmente pela Semurb fazem parte do Plano de Arborização de Natal, cuja meta é tornar a cidade cada vez mais arborizada.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Ariosto Costa, a meta da Prefeitura do Natal é plantar 800 mil árvores nos quatro anos de Gestão. As mudas de oiti, ingá, xixá, sabão de soldado e outras nativas da Mata Atlântica foram plantadas pelos militares e pelos funcionários da secretaria, que acompanharam toda a execução do plantio. A escolha das espécies foi em função da resistência e facilidade de adaptação após o transplante.

Segundo Ariosto “a escolha da área foi determinada pelo fato da guarnição dispor de pessoal para a manutenção das plantas, que deve ser feita regularmente no período de adaptação e crescimento. Posteriormente com a chegada das chuvas na capital o plantio será ampliado para as áreas verdes, praças e canteiros da cidade”, revela.

Para o Diretor do HGE, tenente-coronel Brito, essa iniciativa da Prefeitura vai de encontro com uma das diretrizes do Exército brasileiro, que prevê o plantio de árvores nos quartéis e outras instituições do ligadas ao grupamento militar, que tem como meta de tornar estes locais mais arborizados e verdes, e que esta ação da Semurb vem contribuir para a efetivação desta tarefa.

“O plantio das árvores no entorno do hospital é um fator positivo não só para a cidade, mas que contribui para melhorar a saúde mental e social dos pacientes e do público externo do hospital. Com as árvores o ambiente hospitalar se torna mais leve, holístico e prazeroso para médicos e pacientes”, afirma.

O Exército assumiu junto à Semurb o compromisso no qual ficou definido que após o plantio fica sob a responsabilidade da corporação a manutenção das espécies, como irrigação, adubação e reposição em caso de morte do vegetal.