Um grupo de estudantes do 9º do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, localizado no bairro de Cidade Nova, participaram nesta quarta-feira (02), de uma visita guiada ao Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN – Campus Central), como atividade de um projeto inovador que o Instituto Federal realiza na Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho. Cerca de 71 adolescentes participaram da visita.

A Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho obteve o maior número de inscritos no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (PROITEC), que é um tipo de simulado para a processo seletivo realizado pelo IFRN no final do ano, e por isso, está recebendo um acompanhamento do IFRN, como forma de incentivo aos alunos interessados em ingressarem na instituição federal. Aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Produção Textual (redação) e acompanhamento psicológico são oferecidas aos estudantes.

O estudante João Vitor Lima da Costa (17), falou da importância de visitar e conhecer o IFRN. “Conhecer o IFRN é bem bacana. É um incentivo na minha preparação, pois estou estudando duas horas por dia, e ainda estou com um pouco de dúvida se faço a seleção para o curso de Mecatrônica ou de Geologia”.

A estudante de Administração do IFRN, Raquel Kelly dos Santos Costa (15), é ex-aluna da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho e disse da importância dessa visita ao Instituto. “É mais um incentivo aos alunos, para que eles se sintam atraídos pela instituição federal, e que se preparem mais para o próximo ano estarem aqui”.

Guia durante a visita ao IFRN, Maria Fernanda Teixeira de Araújo (16), acredita que é fundamental esse contato com a instituição para que os adolescentes possam decidir e se prepararem mais para o seletivo.

“Quando eu fiz a seleção não sabia o que ia escolher. Agora essa turma tem esse acompanhamento. Isso é muito bacana”, destacou a estudante de Controle Ambiental.

A psicóloga Caroline Magalhães, coordenadora do projeto, Orientação Profissional: Do PROITEC ao IFRN, disse que a proposta é fornecer aos alunos informações sobre os cursos, como é o funcionamento e a rotina do Instituto. “Desejamos que os alunos possam ter todas as ferramentas para que façam sua escolha, e assim o IFRN possa ter um maior número de matrículas”.

“Esse projeto é para que os alunos da escola pública tenham a oportunidade de conhecerem o que é o IFRN. Conheçam os cursos para quando ingressarem na instituição, tenham a noção de tudo”, disse o diretor geral do IFRN Campus Central, José Arnóbio de Araújo Filho.