Natal recebe 35 municípios potiguares para discutir Educação em Tempo Integral

Crédito da imagem: Adrovando Claro

Durante os dias 27 e 28 de julho o Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) sedia a “Oficina: Guia de Educação Integral”, ministrada pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), que é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sediada em São Paulo, e que tem como objetivos o desenvolvimento de projetos, pesquisas e metodologias voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e a incidência no debate público.

O evento é organizado pelo Setor de Educação em Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) e pelo Comitê Territorial de Educação Integral do Rio Grande do Norte (Polo Natal). Participam da discussão técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Natal e de mais 35 municípios do RN.

Durante a abertura dos trabalhos, a titular da Secretaria de Educação de Natal, professora Justina Iva de Araújo Silva, destacou a importância da discussão e dos esforços da Prefeitura do Natal para oportunizar a entrega até o final do ano da primeira escola que vai funcionar em tempo integral na Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a professora Justina Iva, a Escola Municipal Professora Tereza de Satsuqui Aoki está sendo erguida no bairro Planalto, e vai atender crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “A escola em tempo integral é muito importante porque você pode implementar atividades que são complementares à educação da criança, nas áreas de artes, linguagens, da música e principalmente o esporte”.

A oficina está sendo ministrada por Júlio Maria Neres, técnico em Educação Integral do CENPEC e pela consultora do Centro, Luciana Conrado Martins. De acordo com Júlio Neres um dos principais objetivos da oficina é investigar as práticas já existentes em cada território (município) de Educação em Tempo Integral. “Não se pode falar de política pública sem ir ao território. A oficina apresenta um guia da Educação Integral como um recurso para qualificar ações de educação.”

Presente na atividade, a chefe do Setor de Educação em Tempo Integral da SME, professora Idelúzia Andrade de Mendonça destacou a permanente formação nas mais diversas áreas para os professores da rede que atuam em projetos e ações direcionadas na proposta da educação em tempo integral. “Temos um calendário de atividades, e mesmo Natal estando nesse momento sem o Programa Mais Educação do Governo Federal, nossas atividades de formação com os professores continuam sendo realizadas”.

Além de Natal participam da oficina educadores dos municípios de Acari, Arês, Elói de Souza, São José do Campestre, São José de Mipibu, Várzea, Ielmo Marinho, Tangará, Ceará-Mirim, Lagoa de Pedras, São Pedro, Monte das Gameleiras, Espírito Santo, Currais Novos, Caicó, Cerro Corá, Serrinha, Ipanguaçu, Patu, Montanhas, Serra Caiada, Canguaretama, Goianinha, Jundiá, Macaíba, Parnamirim, Pedro Velho, Santa Maria e técnicos do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES-UFRN).