Urbana faz mutirão de limpeza

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) escalou várias equipes para realizar o serviço de varrição, capinação, pintura de meio-fio e remoção de lixões em terrenos baldios em diversos pontos da cidade. Este trabalho faz parte da rotina da Companhia, sem prejuízo da coleta domiciliar de lixo que realiza três vezes por
semana na capital, juntamente com empresas terceirizadas.

Uma das frentes de trabalho concentrou-se na avenida Felizardo Moura, que dá acesso à Zona Norte pela Ponte de Igapó. Em meio ao grande volume de veículos que trafega na área e o sol causticante, os garis fizeram capinação, varrição e pintura do meio-fio. Para as avenidas Jaguarari e da Integração foram deslocadas outras equipes.

O diretor de Operações da Urbana, Francisco Antonio Costa, informou que no ultimo final de semana foi realizado um grande mutirão de limpeza na região Oeste, que abrange o bairro dos Guarapes, Felipe Camarão e KM 6. Utilizando máquinas, caminhões-caçamba e equpamentos, foram limpos cerca de 50 depósitos clandestinos de lixo situados principalmente em terrenos baldios.

Ele faz um apelo à população para evitar jogar lixo nesses locais, que acabam se transformando num lixão que tantos problemas trazem à saúde. Além de ser um ponto de proliferação de insetos e roedores transmissores de doenças, e exalar mal cheiro, essa prática acaba aumentando o custo operacional da Companhia com a remoção cotidiana dos lixões. Recomenda que "o correto é esperar a passagem do caminhão coletor nos dias programados para a coleta de lixo domiciliar".