Prosseguindo com a programação da semana de meio ambiente, na manhã desta quarta-feira, 7, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou o plantio de 36 mudas, numa área verde, que fica entre as Ruas Vicente Egberto Cavalcanti e Maria Nazaré de Araújo, em Capim Macio, na zona sul. No local foram plantadas espécies do tipo peroba, Jucá, Ubaia doce, Ingá, sabão de soldado, Aroeira, Ipê roxo e amarelo e pau-sangue. A ação faz parte do programa Arborizando Natal, lançado em março deste ano, que já plantou 454 mudas de espécies nativas em diversas áreas da cidade.
Para a secretária da pasta, Virgínia Ferreira todo esforço será feito pela gestão para aumentar a camada arbórea da cidade. “Vamos buscar apoio junto as instituições e Ong's, firmar parcerias para fazer mutirão nos bairros e plantar cada vez mais”, destaca ela. A ideia também é envolver a comunidade e os alunos das escolas públicas municipais para despertar uma conscientização, no que diz respeito ao cuidado e preservação das árvores que serão plantadas dentro e no entorno das escolas. Para isso, vamos conversar com a Educação para firmar uma parceria, explica ela.
O chefe do setor de Arborização, Maurílio Américo, explica que antes de fazer o plantio é feito a análise da área para estabelecer a quantidade e o tipo de muda que será plantada no local. Segundo ele, estão sendo identificados os espaços vazios existentes na cidade, para fazer a limpeza e plantar em todos eles, assim como em canteiros e praças. As compensações ambientais das empresas, que fazem a supressão de árvores devido a implantação de um empreendimento, licenciado pela Semurb, também entram nessa agenda, informa Maurílio.
A ecóloga Dariely Cavalcante explica que o processo de plantio das árvores é bem simples, porém é necessário ter alguns cuidados, por exemplo, na escolha do local, no tipo de muda e de como plantar. Segundo ela todo procedimento é feito baseado no Manual de Arborização Urbana de Natal, que orienta desde o tipo de árvores - as nativas, ao espaçamento entre e os vegetais e no tamanho da abertura das covas, que deve ser de 60x60 de largura por 60 de profundidade e, o mais importante a diversidade entre elas. Após isso, é feita a adubação, coloca-se a muda amarrada a um tutor, que pode ser em madeira, para que seu caule não tombe, mantendo-o firme.
Dentro da programação da Semana de Meio Ambiente estão previstos para esta quinta-feira, 8, a partir das 8h, plantios na escola Municipal de Santos Reis e numa área verde da Redinha. A programação segue com o lançamento do projeto “Horta nas Escolas”, ás 10h, na Escola Palmira de Souza, no conjunto Santa Catarina, zona norte da cidade e a tarde com a palestra “Terra morada das nuvens”, no Parque da Cidade, as 14h30.
Confira a programação no: www.natal.rn.gov.br/semurb