O Centro Municipal de Educação Infantil Maria Eunice Davim, que atende 172 crianças, do Nível I ao Nível IV, instituiu o projeto de leitura “Casinha do Saber” com o tema “Ler para uma criança é o mesmo que dizer que a ama”. O projeto vai acontecer durante todo o ano letivo de 2017.
O projeto pretende incentivar o gosto pela leitura, pela troca de livros e objetiva contribuir para o desenvolvimento e o gosto da leitura por parte de toda comunidade escolar, e com a consciência da preservação dos livros.
De acordo com a gestora pedagógica Patrícia de Souza Azevedo, o primeiro objetivo é incentivar a leitura na comunidade. “Nossa intenção é que o incentivo da leitura não aconteça apenas dentro do CMEI Eunice Davim. Queremos chegar até o universo das famílias, para que elas possam também ler para os filhos”, explicando que a Casinha do Saber tem um formato de casa para representar um lar, onde acontece o início de toda formação da criança.
O projeto está funcionando da seguinte maneira: os pais ou responsáveis entregam um livro e retiram outro para lerem em casa com os filhos. É importante que o livro esteja em boas condições, para que seja possível o uso por outras famílias e que os livros sejam adequados no conteúdo para a idade da criança.
A dona de casa Viviane Costa Fonseca de Almeida Medeiros, é mãe de Bruno Cauã Costa de Almeida Medeiros, de três anos, matriculado no Nível I, e uma das idealizadoras do projeto junto ao CMEI Eunice Davim. “A ideia da Casinha do Saber, surgiu porque uma das gestoras postou em uma rede social a seguinte frase: Ler para uma criança é o mesmo que dizer que a ama, e sugeriu que fizéssemos um banco de trocas solidárias, para que os familiares deixassem um livro e levasse outro”.
O menino Bruno Medeiros, disse que gosta das histórias com animais. “Eu gosto de historinhas com macacos. Minha mãe sempre ler quando vou dormir”.
O aluno Daniel Guedes Moura, de seis anos, matriculado no Nível IV da Educação Infantil, é só alegria com o contato com os livros. “Eu gosto de ler livros sobre as pirâmides do Egito. Eu leio antes de dormir e gosto”. Atualmente o menino está com o livro “101 coisas que você deveria saber sobre o Egito”.