Dengue: SMS pede apoio às imobiliárias para vistorias em imóveis fechados

É papel de todos lutar para evitar novas epidemias de dengue. Cada um faz a sua parte, não deixando materiais que possam acumular água expostos e a Secretária Municipal de Saúde realiza vistorias em imóveis identificar e exterminar possíveis focos de vetores da doença. Pensando nisso, o Departamento de Vigilância em Saúde convocou uma reunião com 150 proprietários de imobiliárias de Natal para, através de um acordo, facilitar a inspeção nos prédios fechados disponíveis para venda ou locação. Porém, mesmo diante do convite, apenas uma empresa compareceu ao chamado na manhã desta quarta-feira, dia 03.

A reunião teve como objetivo apresentar o histórico da dengue na cidade e sensibilizar as imobiliárias para traçar estratégias com a SMS para facilitar a entrada dos agentes de endemias nas unidades que estão fechadas. Segundo a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Cristiana Souto, atualmente existem cerca de 55 mil imóveis que não receberam a visita dos agentes, o que representa quase 20% do número total de imóveis da cidade, valor acima dos 10% permitidos pelo Ministério da Saúde. “Entre eles estão os que serão alugados, os que serão vendidos e os que os proprietários não estavam durante o trabalho dos profissionais do Programa de Combate a Dengue. É extremamente importante a facilitar a acessibilidade do agente a esses imóveis, pois apenas uma casa pode ser responsável pela infestação de um bairro inteiro”, explicou.

Controlar o vetor é fundamental para combater a dengue, porque sem mosquito não há contágio. Única participante da reunião, a atendente de locação da Abreu Imóveis, Francisca Pereira, contou que a empresa que trabalha está disposta a colaborar com o trabalho da SMS. “Deixei com os técnicos responsáveis o nosso telefone e email para qualquer solicitação. Os nossos imóveis são visitados diariamente, por isso, quando verificada alguma irregularidade, entramos em contato com o proprietário para que seja resolvido. Caso o dono não more aqui, a própria imobiliária toma providências. A limpeza da área é essencial para o sucesso do negócio e para o combate a dengue”, destacou.

O Programa Municipal de Combate à Dengue possui o Disque Dengue, telefone gratuito para denúncias de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Através do número 0800 281 4031 a população poderá solicitar a visita de um agente para verificar a presença de larvas do mosquito em imóveis fechados, terrenos baldios utilizados como depósito de lixo, casas abandonadas, além de receber orientações sobre a doença.