Profissionais que atuam em unidades da rede municipal de assistência à saúde no Distrito Sanitário Leste de Natal participaram de capacitação sobre Mapas de Risco, nesta sexta-feira (26), no auditório do Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo, em Petrópolis. A ação, também direcionada aos usuários do SUS municipal, deve ser realizada nos demais distritos sanitários em breve.

Segundo a integrante da Comissão de Saúde do Trabalhador do Distrito Leste, Joaquina Cardoso, o evento teve por objetivo indicar e orientar os profissionais de saúde e usuários da rede municipal sobre o mapa de risco de cada unidade de atendimento da região, como interpretá-lo e os cuidados que devem ser tomados para se evitar situações de perigo à saúde.

“Indicamos e orientamos os participantes sobre os riscos acidentais, biológicos, ergonômicos, físicos e químicos existentes em cada espaço das unidades, seus graus de periculosidade, como evitá-los, o que fazer em casos de acidentes e outros cuidados necessários dentro de cada unidade de saúde e hospitais”.

Os mapas de risco são ferramentas adotadas para evitar a ocorrência de acidentes e garantir a segurança dos profissionais e usuários. Neles, estão contidos as plantas baixas dos estabelecimentos e a indicação de todos os riscos existentes em cada área do imóvel, com orientações essenciais para a notificação dos casos.


Unidade de Saúde de Nazaré intensifica ações de promoção à saúde

A Unidade de Saúde da Família (USF) de Nazaré, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou nesta sexta-feira (26), no horário das 9h às 15h, na unidade, diversas atividades de promoção à saúde. “O objetivo dessa ação foi alertar a comunidade para a prevenção de doenças; dar visibilidades as atividades e serviços que são ofertados pela Unidade de Saúde de Nazaré e comemoração do Dia das Mães”, destacou a diretora, Rosângela Lobo.


A ação contou com atendimento médico; teste rápido de HIV/Sífilis; orientação sobre Saúde Bucal; atendimento odontológico; orientações sobre as arboviroses, dengue, chikungunya e zika; distribuição de hipoclorito de sódio para higienização de frutas e verduras; reimpressão do Cartão SUS; atualização e recadastramento do Bolsa Família; confecção de RG; distribuição de preservativos; vacinação, entre outras atividades.

As ações que envolveu a participação de todos os profissionais da USF de Nazaré, se encerraram com a distribuição de brindes para as mães e degustação de um lanche nutritivo.