Representado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município de Natal está participando de uma oficina internacional, promovida pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), que visa a elaboração de diretrizes para construção de cenários para o controle do mosquito Aedes aegypti, na Colômbia. O sucesso do sistema de monitoramento Vigiadengue, inteiramente desenvolvido pela SMS, foi essencial para que o município fosse convidado a participar do evento internacional.

Segundo o chefe do Centro de Controle de Zoonoses da SMS, Alessandre Medeiros, o objetivo da oficina é discutir os marcos conceituais para a elaboração de um manual de controle de vetores que será usado em todos os países do continente americano.

“É uma reunião técnica para discutir a construção de múltiplos cenários para a intervenção de controle de vetores transmissores de doenças como a dengue. Como o nosso trabalho em Natal consiste nessa construção de cenários, fomos convidados a contribuir para a elaboração do manual que servirá para todas as américas”.

Alessandre afirmou que outras oficinas e reuniões sobre a temática ainda serão realizadas em breve e que a participação do município de Natal nesta discussão é proveitosa também para o trabalho de prevenção e combate ao Aedes aegypti que é realizado no município. “Participam ainda pesquisadores de Belo Horizonte e Porto Alegre, além de representantes do México”.