Servidores do DVS participam de Jornada de Saúde do Trabalhador da UFRN

Os servidores do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS) estão participando da Jornada de Saúde do Trabalhador, promovido pelo Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até a próxima sexta-feira (19), no auditório da Superintendência de Infraestrutura.

Durante o evento, que começou ontem, serão discutidos temas como legislação trabalhista e previdenciária, Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, condições de trabalho e riscos nos ambientes de trabalho, doenças e agravos relacionados ao trabalho e aspectos epidemiológicos das doenças do trabalho.

Ministradas por profissionais da área da saúde, a jornada tem por meta contribuir para a educação permanente dos profissionais que atuam na rede do SUS municipal, estadual e comunidade acadêmica, visando o fortalecimento dos trabalhadores no município de Natal. As palestras estão ocorrendo no período da tarde, das 14h às 18h. 

 

Motivação e valorização profissional para servidores de Brasília Teimosa

 

Reconhecimento e valorização profissional. Motivação e melhor qualidade de vida. Esses foram alguns dos objetivos do encontro realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e voltado para aos agentes comunitários de saúde da unidade de saúde de Brasília Teimosa, situada no Distrito Sanitário Leste de Natal, nesta segunda-feira (15).

Segundo a diretora Liene Medeiros, a atividade integra um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas na USF visando reconhecer o valor do trabalho dos servidores da unidade, incentivando a autoestima pessoal e profissional, a motivação e o bem-estar destes. Ela disse que outras atividades devem ser realizadas em breve, abrangendo outras categorias.

“Estamos realizando esse movimento de melhoria da qualidade de vida e de motivação mesmo da nossa equipe, que desempenha um trabalho tão importante para a população e que muitas vezes, se sentem desprestigiados e não reconhecidos por vários segmentos. Iniciamos pelos agentes de saúde porque eles atuam na ponta da assistência básica, em contato direto com as pessoas”.

Ela disse que temas como a importância do trabalho em equipe também foram abordados durante o encontro, que contou com rodas de conversas, orientações e dinâmicas. “Eles também puderam conhecer melhor o território em que estão atuando agora, depois da junção da unidade com a antiga Comunitária, o que é essencial para uma maior cobertura da área de atuação da nossa unidade hoje”.