Número de pessoas vacinadas na Campanha Contra Influenza passa de 90 mil em Natal

Crédito da imagem: ´Divulgação SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal realizou neste sábado (13), das 8h às 17h, o Dia “D” da Campanha Nacional Contra a Influenza 2017 em todas as unidades de saúde. A abertura aconteceu às 8h30, na Unidade Básica de São João, contando com a participação do prefeito Carlos Eduardo e do secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca. Foram mais de 1.200 profissionais divididos nas unidades de saúde do município para atendimento à população. A Campanha segue até o dia 26 de maio.

O prefeito Carlos Eduardo agradeceu a participação de todos os profissionais, pelo empenho e dedicação e aproveitou para fazer um apelo para a população aderir a vacinação. “Convoco os natalenses que precisam se vacinar para comparecer até o dia 26 de maio em uma das 58 unidades de saúde que estarão abertas durante o dia todo, para tomar a vacina e ficar protegida contra a gripe. Esperamos alcançar um grande número de pessoas vacinadas e livre dessa doença”.

O secretário Luiz Roberto explicou a importância da vacinação. “A gripe é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus chamado Influenza, podendo sofrer mutações frequentes. Por isso peço que os grupos prioritários compareçam à unidade mais próxima de suas residências para se vacinar e ficarem livres de várias doenças respiratórias. A vacina é eficaz, gratuita e estará disponível nas unidades de Natal”.

O professor Vítor Mota disse que já se vacina há dois anos. “É a segunda vez que toma a vacina contra a gripe por considerar importante, uma vez que previne doenças. Hoje trouxe meu pai para se vacinar também”.

A campanha contra a gripe Influenza é destinada aos grupos prioritários: pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; povos indígenas; profissionais da saúde; portadores de doenças crônicas e não transmissíveis; e os professores das redes públicas e privadas.

Após a mobilização, a quantidade de populares vacinados na capital potiguar saltou para 94.152. O Distrito Leste apareceu com 22.754 doses aplicadas, seguido por Distrito Oeste, com 22.268, Distrito Sul, com 20.754, Distrito Norte II, com 18.346 e Distrito Norte I, com 10.256. Com a campanha seguindo até o dia 26 de maio, a intenção é imunizar 204.516 pessoas e alcançar uma cobertura de 90% de cada grupo elegível.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também levantou a porcentagem de vacinação dos grupos específicos da campanha: idosos, 50,01%; gestantes, 39,81%; puérperas, 42.41%; trabalhadores da saúde, 37,19%; crianças, 30,30%; comorbidades, 50,92%.