O Mercado do Peixe de Natal está pronto para receber maior demanda de clientes neste período da Semana Santa. Localizado no Canto Mangue, Rocas, e administrado pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o Mercado tem 22 boxes, sendo 16 de venda exclusiva de peixes e outros frutos do mar, e oito ficam no andar superior, na praça de alimentação, comercializando os pratos prontos com os pescados. Inaugurado há dez anos, o local oferece estrutura adequada observando condições sanitárias e de segurança.
A expectativa dos comerciantes do Mercado do Peixe é de que esta semana as vendas cresçam como ocorre a cada ano, chegando a ser comercializado em torno de dois mil quilos de pescado em cinco dias, por cada comerciante. As vendas já começaram a dar sinais de aumento, segundo o permissionário Lúcio Rodrigues, há 34 trabalhando neste segmento e desde o início do Mercado com um ponto de venda no local. “Só de ontem para hoje vendi cerca de 600 quilos”, afirmou, ressaltando que no domingo o horário de atendimento é até meio-dia e a segunda-feira, historicamente, é um dia considerado fraco pelos comerciantes.
O que leva as pessoas a comprar o pescado no local, segundo comerciantes e clientes, é a qualidade encontrada no local. A mercadoria vendida no Mercado é fornecida pela Colônia dos Pescadores de Natal Z4, que compreende desde Ponta Negra até a Redinha. Além de ser peixe fresco, isso também reflete de forma positiva na economia local. Para adquirir um bom produto, é importante observar o brilho do peixe, dos olhos e das escamas, que também devem estar firmes.
“Sempre venho aqui porque acho o peixe que quero”, afirmou Moisés Leite da Silva, 62, Agente de Saúde Pública. Mesmo fora do período da Semana Santa, segundo ele, o Mercado do Peixe é aonde vai, geralmente aos fins de semana, comprar o pescado por ser de boa qualidade.
De acordo com o administrador do Mercado do Peixe, João Gomes de Araújo Sobrinho, constantemente os permissionários e seus empregados passam por cursos oferecidos pela Semsur. São capacitações de manuseio, visando a garantia de bom acondicionamento do produto, além de serem repassadas dicas por especialistas como nutricionistas. “Já fiz vários cursos desde que vim para o Mercado”, afirma o permissionário Lúcio Rodrigues, destacando o lado positivo deste incentivo.
Outra vantagem da compra no local é que mesmo que o cliente tenha dúvida sobre qual tipo de peixe comprar para a receita que pretende fazer, os comerciantes dão dicas sobre os mais apropriados e seus tipos de corte: filé, posta ou inteiro, no caso de um peixe menor. As condições sanitárias são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária.
ESTRUTURA
O Mercado do Peixe foi inaugurado em junho de 2007 pelo então prefeito Carlos Eduardo, e a cada ano passa por manutenção geral, de limpeza e reparos elétricos e hidráulicos, sempre visando a qualidade da higienização do local. No local também existe uma câmara fria onde os comerciantes acondicionam seus produtos e que passou por manutenção este ano, visando maior demanda de uso neste período.
No Mercado os clientes têm segurança, estacionamento, caixa eletrônico, banheiros, wifi e estrutura de praça de alimentação voltada para o Rio Potengi, onde se vê o por do sol. Este ano, a Prefeitura instalou tendas, iluminação extra e banheiros químicos na praça Por do Sol em frente ao Mercado do Peixe, para possibilitar a ampliação de vendas neste período, atendendo aos comerciantes e aos clientes.
Serviço:
Local: Mercado do Peixe – Canto do Mangue, Rusa Coronel Flamínio, Rocas.
Horário de funcionamento: 6h às 18h, de segunda a sábado e de 6h ao meio-dia, aos domingos.