O Pequeno Príncipe desembarca neste sábado (8), às 16 horas, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com o seu baú de histórias e curiosidades, além de muita brincadeira e troca de livros. O ator Josivan Alves encarna o personagem e faz uma releitura do livro do escritor, ilustrador e piloto francês, Antoine de Saint Exupéry. O Pequeno Príncipe é um clássico da literatura, publicado em 1943 e conhecido mundialmente, com tradução em várias línguas. “O projeto “O Baú do Pequeno Príncipe” é realizado no Memorial Natal, que funciona na torre do Parque da Cidade e, durante a apresentação, eu vou contando a história do personagem e o baú vai sendo aberto desvendando um assunto de interesse da criançada e que estimula a curiosidade e interação e deles”, destaca Josivan.

O ator Josivan Alves desenvolve dois projetos para a criançada no Parque da Cidade e que acontecem sempre aos sábados, às 16 horas. No segundo sábado do mês é apresentado “O Baú do Pequeno Príncipe”, no Memorial Natal, em parceria com a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult). No último sábado do mês é a vez de “Tistu, que bicho é esse?”, apresentado no auditório do parque. Neste projeto, também inspirado noutro clássico infantil, as crianças têm oportunidade de conhecer a fauna do Parque da Cidade, bem como obter conhecimentos de como proteger o meio ambiente.

É importante destacar que os projetos são de incentivo à leitura com a contação de histórias e a troca de livros entre a criançada. Para isso, cada criança deve levar um livro em bom estado para trocar com o amiguinho e assim vai aumentando e diversificando o conhecimento.

Dia Nacional do Livro Infantil

A cada apresentação do projeto “O Baú do Pequeno Príncipe” é feita uma homenagem diferente e sempre ligada à literatura e o homenageado deste mês será Monteiro Lobato, que se dedicou à literatura infantil no Brasil como poucos. No próximo dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor, nascido na mesma data, no ano de 1882.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, criador da literatura infantil no Brasil. Vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro, Lobato contribuiu com obras célebres para o público adulto e deixou também um enorme legado para a literatura infanto-juvenil. Mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Visconde de Sabugosa, entre outros. A televisão brasileira deu vida aos personagens do livro, criando o Sitio do Pica-Pau Amarelo.