Parceiro da Secretaria Municipal de Educação de Natal, o Instituto Rodrigo Mendes, promoveu nesta quarta-feira (16), o encerramento do projeto “Portas Abertas Para Inclusão”, com a participação de 30 professores da rede municipal de ensino. O enceramento aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Profissionais de nove escolas e 16 Centros de Educação Infantil participaram do projeto.
O projeto é direcionado para professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, com o propósito de oferecer melhores condições de aprendizagem e o acesso das crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência ao ensino regular.
De acordo com a coordenadora do projeto, Aline Santos, o Portas Abertas Para a Inclusão, tem a intenção de trazer conhecimento em Educação Física Inclusiva, e ajudar os professores para que em parceria com a comunidade escolar possam encontrar soluções inclusivas nas escolas onde atuam. “A partir de soluções simples com continuidade e amadurecimento ações importantes são realizadas”, destacando que na visita técnica do Instituto Rodrigo Mendes nas escolas da rede municipal de Natal, muitas experiências positivas estão se multiplicando.
Durante o encerramento do curso algumas experiências exitosas na rede municipal foram apresentadas. A professora Iza Maria Pereira que atua na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, disse que a formação é muito importante, destacando o conhecimento adquirido, além das novas práticas. “A inclusão é um tema ainda novo, e muitas vezes os professores não tem tanta experiência com relação ao tema, por isso necessitam de uma formação específica”. Iza Pereira ressaltou a necessidade e o direito das crianças com algum tipo de deficiência serem incluídas nas atividades em grupo.
A professora Micheline Batista Ferreira, que leciona Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Itacira Bento, falou do processo de adaptação das crianças com deficiência em sala de aula, e de como a formação do “Portas Abertas Para Inclusão” foi importante para que ela como educadora atuasse positivamente nesse processo. “No estudo de experiências compartilhadas com os outros professores vamos encontrando os caminhos para que possamos trabalhar de maneira eficiente e contribuirmos com o desenvolvimento das crianças em sala de aula”.
A titular da Secretaria Municipal de Educação de Natal, a professora Justina Iva de Araújo Silva, esteve presente ao encerramento, e agradeceu ao Instituto Rodrigo Mendes pela parceria profícua em favor da rede municipal de ensino.
Portas Abertas Para Inclusão
O projeto “Portas Abertas Para Inclusão” iniciou em maio sua 3ª edição, envolvendo 19 polos em 16 cidades participantes, reunindo um total de 500 cursistas.
O Instituto Rodrigo Mendes, a Fundação FC Barcelona (FCB) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promovem o projeto desde 2013, ano da primeira edição. A iniciativa contemplou 12 cidades e teve como objetivo colaborar para a construção do legado social da Copa do Mundo no Brasil e garantir melhores condições de aprendizagem aos estudantes com deficiência nas escolas regulares.