A campanha ‘Novembro Azul’ é voltada para a saúde do homem de forma integral. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal alerta para os riscos de dois tipos de câncer que atingem apenas o sexo masculino: de testículo e de pênis.
 
O câncer de pênis apresenta maior incidência em homens com mais de 50 anos, embora possa ser encontrado em indivíduos mais jovens. No Brasil, a doença representa 2% de todos os casos de câncer na população masculina, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, onde apresenta taxas mais elevadas do que câncer de próstata e de bexiga.
Já o câncer de testículo atinge principalmente homens entre 15 e 40 anos de idade, com a incidência de cerca de cinco casos para cada 100 mil homens.
 
Para a prevenção dessas doenças, algumas práticas são sugeridas:
 
Câncer de testículo
- realizar o auto-exame após o banho: delicadamente o testículo deve ser examinado entre o polegar e os outros dedos, observando se há presença de nódulos, inchaços ou outras alterações.
 
Câncer de pênis
- lavar o pênis – principalmente a glande – diariamente, com água e sabão, em especial após relações sexuais ou masturbação.
- utilizar preservativos nas relações sexuais
- realizar o auto-exame mensalmente: tracionar a pele que envolve a glande e fazer a inspeção