A Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, entregou na tarde desta quinta-feira, 27, na Maternidade Leide Morais, zona norte da cidade, novas viaturas, motocicletas e equipamentos que vão ser utilizados pela Guarda Municipal do Natal (GMN) no programa de segurança preventiva denominado Ronda da Saúde (RondaS). A solenidade de entrega contou com a presença do Prefeito Carlos Eduardo que, junto do secretário da Semdes, Daniel Bandeira, do titular da SMS, Luiz Roberto Fonseca, do comandante da GMN, Michel Dantas, falou da importância dos novos equipamentos para a segurança das unidades médicas municipais.

"Mesmo diante de tantas dificuldades financeiras a Prefeitura do Natal expande mais um programa em uma área tão essencial que é a segurança pública. Lançamos há algum tempo o Ronda Educação que foi bastante elogiado e efetivo no combate à criminalidade. Hoje lançamos o Ronda Saúde que vai contribuir para a proteção dos usuários e funcionários da área da saúde, além de proteger o patrimônio público da cidade”, afirmou o Chefe do Executivo Municipal.

O RondaS tem a finalidade de realizar patrulhamento ostensivo direcionado as 82 unidades médicas municipais situadas nos cincos distritos sanitários de Natal. Será utilizado um efetivo diário de 31 guardas municipais que vão ter a responsabilidade de dar segurança aos servidores e pacientes que necessitam dos serviços de saúde oferecidos pela prefeitura. A ação foi implantada por meio de convênio firmado entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes).

Segundo o Secretário da Semdes, Daniel Bandeira, foram entregues no total 11 novos veículos, sendo cinco viaturas de patrulhamento e seis motocicletas, além de rádios comunicadores fixos em viaturas e móveis . “O patrulhamento será realizado 24 horas por dia. As viaturas estarão em comunicação direta com o Ciosp e a Guarda Municipal vai contar com os melhores equipamentos para realizar um ótimo trabalho na segurança das unidades de saúde”, disse o titular da Semdes.

Os novos veículos serão distribuídos por área de atuação específica. O Distrito Norte I e II contará com duas viaturas e três motocicletas, o Oeste com uma viatura e outras três motocicletas, e os distritos Sul e Leste com uma viatura de patrulhamento em cada um. O trabalho vai utilizar ferramentas estatísticas no sentido de mapear as manchas criminais apontando os tipos de delitos mais frequentes em cada área de localização dos distritos sanitários. A medida possibilita aplicar ações preventivas com maior capacidade de combater a criminalidade e a violência registrada em cada setor.

“Conseguimos agregar funcionalidade, efetividade, preparo e economia no programa Ronda Saúde. O gasto é um terço do que era gasto com a segurança privada utilizada anteriormente. Além de uma Guarda Municipal preparada para esses tipos de ações, proporcionamos economia”, afirmou o Secretário de Saúde Luiz Roberto Fonseca.

Com os novos equipamentos a Guarda Municipal do Natal vai utilizar na patrulha um novo sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos: um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos por Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde fazem parte as polícias Militar e Civil, como também outras forças de segurança e de defesa social. As viaturas também são equipadas com sistema de GPS, responsável por fornecer em tempo real a localização das guarnições da GMN.