O seminário ‘Bem Nascer: pré-natal em questão’, reuniu nesta terça-feira (25), na UnP da Floriano Peixoto, servidores da Secretaria Municipal de Saúde para discutir o tema por meio de palestras com temas como foram feitas palestras com temas como o rastreamento de risco gestacional, o papel do enfermeiro no pré-natal de alto risco, a Rede Cegonha no Município e a vinculação das gestantes de alto risco nas maternidades de referência.

O evento, organizado pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) e Departamento de Atenção Especializada (DAE), integra o trabalho da Prefeitura do Natal tem todo um trabalho voltado para a promoção à saúde da criança, que começa ainda durante o pré-natal. Ao buscarem uma unidade de saúde municipal, as gestantes passam a ter acompanhamento por parte dos profissionais, inclusive com direito a diversos exames, como: hemograma, glicose, sumário de urina, tipo sanguíneo + rh, sorologia para toxoplasmose, sorologia para HIV 1 e 2, VDRL, HbsAg e citologia oncótica.

As mães também passam a participar de atividades de grupo onde recebem informações sobre o aleitamento materno e o autocuidado, além de ter sua vinculação a uma maternidade de referência, que de responsabilidade do município são três: Araken Irerê Pinto (zona Leste), Felipe Camarão (zona Oeste) e Leide Morais (zona Norte).

Ao receber alta da maternidade a mãe leva consigo a caderneta da criança devidamente preenchida e recebe as orientações básicas dos direitos ao binômio: mãe/bebê.

A partir de então começa o chamado puerpério, que é o período que decorre desde o parto até que o corpo e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação. A unidade de saúde é acionada pela equipe da maternidade a qual deve agendar a ida da mãe e filho a 1ª consulta entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Neste momento é verificado a caderneta de saúde da criança, a mãe recebe orientações sobre os cuidados com o bebê e os sinais de alerta; faz a triagem neonatal nos locais de referência: teste do pezinho, orelhinha e olhinho; checa as vacinas contra tuberculose e hepatite B; e agenda a próxima consulta.

Após esses primeiros contatos, a criança tem seu crescimento e desenvolvimento acompanhado por todos da equipe e quando necessário é referenciada a especialistas da rede.