Com o objetivo de organizar a solicitação de avaliação, consultas e procedimentos, por meio do “Sistema Nacional de Regulação (SISREG), nas unidade do município, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando oficinas nos distritos sanitários para implantando as normas para o Sistema de Regulação. A ideia é padronizar o atendimento de forma a otimizar o serviço.

A oficina teve início nesta sexta-feira (14) com os Distritos Sanitários Leste e Sul. Nesta segunda-feira (17), com os Distritos Sanitários Norte I e II e nesta terça-feira (18) será para o Distrito Sanitário Oeste.

Os profissionais devem seguir alguns critérios para a marcação no sistema. As áreas ou setores envolvidos são, o setor de agendamento que deve possuir conectividade. Realizar marcação na rede saúde da SMS ou conveniada; devem ter conhecimento de fluxo e protocolos para marcação das avaliações, consultas e procedimentos; conhecimento da rede de serviços oferecidos pelo município de Natal, profissionais e especialistas.

Ainda observar os padrões de segurança e precauções, realizar o acolhimento de maneira segura a todos os usuários de Natal que necessitem de serviços especializados durante todo o horário do expediente; fazer a marcação das avaliações, consultas, e procedimentos seguindo orientação da regulação de acordo com a territorialização proposta nos protocolos; solicitar a ficha de referência preenchida, Cartão SUS, comprovante de residência e identidade aos usuários que necessitem de agendamento.

O acolhimento ao usuário que necessite realizar agendamento na unidade de saúde ou em centros especializados integrados, ocorrerá da 9h às 16h. A oficina deu outros encaminhamentos e orientações para que a marcação seja organizada de forma padronizada, em todas as unidades de saúde.

O usuário de outro município deverá procurar o serviço de marcação de sua cidade com a ficha de referência preenchida, Cartão SUS, comprovante de residência e identidade para realizar o agendamento pelo SISREG.