Quando completou 14 anos, a diarista Angélica André da Silva precisou abandonar os estudos para cuidar do primeiro filho e também trabalhar. Hoje, aos 26 anos, e mãe de cinco filhos, a diarista que mora no bairro do Guarapes, Zona Oeste de Natal, participou do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), e finalmente conseguiu concluir com sucesso o Ensino Fundamental.
Na noite desta quinta-feira (11), a estudante participou da solenidade de encerramento do programa e da apresentação do Plano de Ação Comunitária (PLA), desenvolvido nos sete núcleos do Projovem nas unidades de ensino da rede municipal e que atendeu 1500 alunos matriculados. “Foi muito prazeroso esse período. Sou muito grata porque consegui concluir meu Ensino Fundamental. Não quero mais parar”, relata emocionada. A solenidade aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).
Quem também comemorou a conclusão do Ensino Fundamental foi Lucas Rocha de Souza Nunes, de 19 anos, e morador do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal. Depois de interromper os estudos, ele disse que foi incentivado pelos pais e decidiu retomar. “Minha mãe e meu pai pediram que eu voltasse a estudar. Eu fui para o Projovem. Gostei muito. Os professores não se limitavam apenas ao conteúdo. Aprendi muita coisa para minha vida”, relata o jovem que agora faz planos para ingressar no Ensino Médio.
Emocionada durante o discurso, a coordenadora do Projovem Urbano, Luzineide Martins Costa Moraes, lembrou aos estudantes da importância do programa e do papel de cada um. “Vocês são protagonistas dessa história. Tudo isso é só o começo de uma longa caminhada de sucesso. Acreditem no potencial que existe em cada um de vocês e sigam em frente”, declarou.
Professor da rede municipal de ensino há 33 anos, Francisco de Assis Paulo, leciona Matématica no Projovem Urbano, e conta que o grande diferencial do programa é o material didático voltado para a prática do cotidiano e o envolvimento de questões sociais e políticas. “Fico muito satisfeito com o resultado do trabalho. Além de ensinar, o professor aprende muito com os alunos e as experiências de vida de cada um”, pontua o professor que leciona na Escola Municipal Professor Francisco Varela Cavalcanti, no bairro do Guarapes.
Durante a solenidade, a titular da Secretaria Municipal de Educação de Natal, professora Justina Iva de Araújo Silva destacou a importância da conquista de uma etapa na formação educacional dos participantes do programa, e desejou que todos continuem buscando conhecimento.
A professora Justina Iva de Araújo Silva lamentou o fim do programa anunciado pelo Governo Federal, e lembrou que o Projovem Urbano de Natal, já recebeu reconhecimento nacional pelo sucesso e exemplos de superação dos jovens participantes. Na oportunidade, a titular da Educação, afirmou que o município de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai fortalecer o movimento nacional que pede pela retomada do programa, que vem ao longo dos anos, modificando a realidade de muitos jovens.
Com uma programação que destacou a apresentação do Plano de Ação Comunitária (PLA), desenvolvido nos sete núcleos do programa, destaque para temas importantes como “Gravidez na Adolescência”, “Viver Saudável é Viver Protegido”, “Atitude Cidadã: (Re) Conhecer Para Preservar”, “Reutilizando Lixo Transformando Vidas” e “Lazer e Entretenimento: Uma Reforma Eficaz no Ócio”, que foram priorizados pelos alunos, diante da realidade de cada comunidade.