O universo da geografia motiva os alunos da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino, que participam ativamente do projeto “Ensino de Geografia – Produção da Revista Geográfica TP”, desenvolvido pela professora Ana Beatriz Câmara Maciel. A iniciativa garantiu para a educadora a classificação entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita.
O projeto da professora em alusão ao nome da escola, reúne uma série de conteúdos discutidos e trabalhados em sala de aula na disciplina de Geografia. Os alunos apresentaram seminários temáticos e a partir de então, executam a construção das revistas, ocupando funções de repórteres, editores e fotógrafos. O trabalho tem a contribuição dos professores de Português, Ciências e História. A revista produziu oito edições ao longo do ano.
A professora Ana Beatriz explica que o principal objetivo foi desenvolver junto aos alunos a produção de oito revistas com temáticas e conteúdos da ciência geográfica, ministrados durante o ano de 2015, nas turmas do último ano do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 72 estudantes, divididos em grupos de nove. Ela conta que a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico direcionado aos conteúdos trabalhados e a exposição do mesmo, se deu por meio de filmes, slides, imagens, trabalhos em grupo e individuais, e ao final exposto na mostra da escola e na Cientec promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
“A produção das revistas obteve um resultado muito importante e surpreendente para os alunos, e também para os professores, gestores e a comunidade. Foi vivenciada a produção e o entusiasmo da comunidade escolar com o material elaborado. Destaco ainda a interdisciplinaridade dos discentes, quando produziam o material da revista e utilizavam dos conhecimentos de outras disciplinas”, declarou Ana Beatriz Maciel.
A Revista Geográfica TP reúne conteúdos de Português (construções de textos jornalísticos e artigos de opinião); Ciências (experiências e aulas de campo); Ensino Religioso (questões de cidadania, respeito, ética, religião, cultura, costumes e crenças); História (reviver os conteúdos estudados anteriormente e em paralelo com os acontecimentos atuais); Matemática (dados estatísticos sobre doenças, terrorismo, guerras e ataques); Inglês (ampliação de vocabulários); Artes (produção do design da revista) e a Geografia (com atividades de campo, seminários, peças de teatro, danças e discursões).
A professora de Geografia, Ana Beatriz Câmara Maciel, de 31 anos, entrou para o quadro da Prefeitura do Natal no ano de 2012, e leciona desde então na Escola Municipal Terezinha Paulino. É especialista em Educação Ambiental e Gestão Ambiental Urbana, além de mestrado em Geografia Física.
Ana Beatriz Maciel também conquistou o 1º lugar em âmbito estadual do Prêmio Professores do Brasil 2015, na categoria 6º ao 9º do Ensino Fundamental. A Escola Municipal Professora Terezinha Paulino, fica localizada no Parque dos Coqueiros, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação.
“Ficar entre as finalistas do Prêmio Educador Nota 10 representa a valorização e o reconhecimento de um trabalho realizado em equipe. Fiquei realmente muito feliz. Não é fácil vencer as dificuldades e ficar entre os selecionados do Nordeste. Destaco um dos meus objetivos como professora da rede pública que é fazer do meu aluno não apenas um conhecedor de conteúdo, mas um cidadão com princípios, responsabilidade e dignidade para buscar um mundo melhor para todos. A minha recompensa é ver esses filhos galgando conquistas, seja no IFRN, na Escola Agrícola de Jundiaí, no SESI, nas Universidades, cursos profissionalizantes, e em outras escolas. Esse é o meu melhor prêmio”, afirmou embargada pela emoção.
A aluna que no ano passado cursava o 9º ano da E. M. Terezinha Paulino, Emile Caroline Dantas Gomes, de 16 anos, e hoje está estudando no IFRN, explica que tudo começou realizando um trabalho de pesquisa sobre os países da Rússia, Japão, China e Índia. “Achei que seria um simples trabalho, porém depois a professora “Bia” apresentou o projeto da revista. Foi muito bom participar deste projeto, porque nós passamos a conhecer a cultura e culinária destes países. Em paralelo também melhoramos a nossa amizade com os colegas da turma, nos encontrávamos todos os dias para fazermos o trabalho, conversávamos sobre os textos, as fontes, as cores da revista. Adquirimos muitos conhecimentos. Foi algo que ficamos muito felizes em participar da elaboração da revista”, contou Emile Caroline.
A colega de turma no ano passado, Ana Carolayne Lima, de 15 anos, fala que o tema geral da revista foram os países asiáticos, porém com temáticas diferentes. “Alguns grupos, os dos meninos por exemplo, falavam sobre os jogos e esportes nestes países. Eu abordei um pouco de tudo e escrevi principalmente sobre as danças, culinária e história dos quatro países”, disse Ana Carolayne.
Lucas Silva da Cruz, de 16 anos, que atualmente estuda na Escola Estadual Ana Júlia, conta a sua atuação na revista. “Produzi, junto com os meus colegas, a revista com o título “O Oriente – Japão e China”. Pesquisei e escrevi sobre a cultura destes dois países”, disse. E o colega de grupo, Antônio Vitor Rodrigues, de 17 anos, explicou que na mesma revista abordaram sobre o clima predominante, a história, política, economia, educação e pontos turísticos do Japão e da China.
Prêmio Educador Nota 10
O Prêmio Educador Nota 10 é promovido pela Fundação Victor Civita, e reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e também gestores escolares de todo o país. Aproximadamente quatro mil educadores, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, de diversos segmentos de ensino, inscrevem seu trabalho a cada edição do prêmio em diferentes áreas de conhecimento.
Os trabalhos premiados são ideias simples e corajosas que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa boa escola, trabalho esse indispensável para a transformação deste país numa nação melhor e mais justa.
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 e é considerado o mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira. Uma comissão selecionadora, composta por profissionais da educação, especialistas nas diversas disciplinas, analisa todos os trabalhos recebidos e, entre eles, são escolhidos os 50 finalistas e entre os finalistas são escolhidos os 10 Educadores Nota 10.
Além da professora Ana Beatriz Câmara Maciel, da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino, também ficou entre os 50 finalistas, a professora de Artes, Sthela Cristina de Medeiros Gomes, da Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares. Apenas seis professores da Região Nordeste foram finalistas, sendo três do Rio Grande do Norte, um de Pernambuco e um da Paraíba.