Bom Pastor tem projeto de Ecoparque

Transformar um simples terreno do bairro do Bom Pastor em um novo espaço de lazer e de convívio social para a população. Esse é o objetivo do Ecoparque que a Prefeitura do Natal pretende implantar, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A ideia foi concebida a partir de sugestões de educadores, alunos, pais e outros parceiros vinculados à Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, que fica vizinha à área onde o Ecoparque será instalado, e foi desenvolvida por técnicos do Departamento de Projeto e Planejamento Urbanístico e Ambiental da Semurb.

O objetivo principal é urbanizar o terreno, já que o bairro atualmente é carente de espaços esportivos e de lazer. O Ecoparque servirá de modelo de sustentabilidade, utilizando-se de diversas tecnologias e materiais que preservem e protejam o meio ambiente.

A proposta prevê, em uma primeira etapa, estacionamento, ciclovias arborizadas, bicicletário, pista de “cooper”, prédio da administração (com espaço para oficinas, biblioteca, Guarda Municipal e banheiros), quadra de vôlei de areia, quadra de futebol de areia, anfiteatro, área de jogos de mesa e de meditação, mirante, circuito de arvorismo, área de flexão, playground, Academia da 3ª Idade, jardim vertical e pórtico com guaritas.

Entre as opções com vistas à preservação ambiental estão sendo pensadas o uso de borracha de pneu reciclado para a construção do passeio de pedestres, sistema de iluminação a energia solar, iluminação dos ambientes com aproveitamento da luz do sol, descargas a vácuo, reuso de água, estruturas construídas com madeiras de reflorestamento e cobertura com telhas produzidas a partir de embalagens longa vida, recicladas.