Lixo reciclável vira moeda social em Natal

É o que prevê o Projeto “Troca Ecológica”

Todo o lixo recliclável limpo produzido em Natal será coletado e poderá ser trocado por um vale social. Esta é a proposta do Programa Troca Ecológica, instituido pela lei de número 6.060, publicada na edição desta sexta-feira (29), do Diário Oficial do Município e que será implantado no prazo de 60 dias pela Prefeitura do Natal. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo ( Semurb) será responsável por coordenar o Programa, que prevê a participação da população no processo de seleção do lixo.

O “Troca Ecológica” objetiva melhorar a qualidade de vida, transformando os cuidados com o lixo em exercício de cidadania. O lixo será coletado em locais e horários pré-definidos e a Prefeitura vai oferecer aos participantes do programa, sem qualquer custo, embalagens plásticas padronizadas para a coleta. Além disso, o Município fará a triagem e reciclagem do lixo, que será submetido a uma segunda separação e classificação para posteriormente ser comercializado, através de leilões específicos.

Segundo o secretario de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, o programa esta em fase de implantação e logo será regulamentado. “ O Troca Ecológica possui várias vertentes, portanto, estamos prevendo um prazo para concluir o estudo de todas as etapas e critérios”, disse.

De acordo com a lei, se enquadram como lixo reciclável limpo: papel, vidro, metal, plásticos e similares, isentos de líquidos e de restos de materiais orgânicos. A cada volume de 10 quilos de lixo reciclável limpo entregues nos caminhões especiais do programa, os participantes receberão um vale social.

Ainda segundo ele, “Uma equipe técnica já esta analisando qual será o valor do vale social, como será a operacionalização do programa e qual a embalagem mais adequada para ser utilizada.”, explica.

Para Kalazans Bezerra, este programa é de grande importância para Natal, já que as secretarias do Município vem trababalhado de forma integrada desde o início da gestão. “Iremos contar com o apoio da Urbana para fazer de Natal uma cidade sustentável, e recolher o lixo de forma adequada se constitui num fator positivo para isso, além de se gerar uma renda extra para a população”, finalizou.

A Prefeitura vai elaborar e distribuir materiais informativos à população, bem como veicular campanha na imprensa local para difundir o Programa.