Semdes e Ibama se unem em movimento de conscientização ecológica em Ponta Negr

Ponta Negra é foco de mutirão de limpeza da praia. Centenas de crianças participaram da coleta.
Crédito da imagem: Divulgação Semdes

O Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Natal, vinculado a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), uniu-se ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a realização de um mutirão, uma ação voluntária de limpeza e conscientização na praia de Ponta Negra. O evento aconteceu na manhã de sábado (30) e fez parte da operação Verão, da Prefeitura de Natal.

O movimento contou com a participação de integrantes da ong Nature Viva Mangue (Navima), do projeto Semente Cidadã do bairro Soledade, e do projeto Protagonista da Paz da Vila de Ponta Negra. As entidades sociais juntaram cerca de 50 crianças voluntárias, entre 10 e 16 anos, sob a orientação do Grupamento Ambiental e do Superintendente do Ibama, Luiz Eduardo Bonilha.

O grupo recolheu lixo das margens do mar, promovendo mensagens de conscientização ecológica. “Esse é um trabalho de extrema importância para nossa cidade. É um compromisso de conscientização que precisa ser despertado na população”, falou o comandante do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal, Ocimar Dantas.

“A ação de hoje é o primeiro passo desta secretaria para a conscientização ecológica de proteção ao meio ambiente. A gente pretende levar esse projeto a todas as praias de Natal”, ressaltou o secretário Sérgio Leocádio.

As crianças receberam bonés, protetor solar, luvas e sacos de lixo para que a atividade ocorresse da melhor forma. A praia de Ponta Negra produz diariamente cerca de oito toneladas de lixo. Quando acumulado os resíduos esquecidos pelos banhistas, a Urbana passou para a remoção de todo lixo juntado pelas crianças.

Terminada a primeira etapa do trabalho, as crianças receberam lanche e assistiram à apresentação do grupo Resistência da Lata.

Essa foi uma ação do Verão da Gente, projeto da Prefeitura do Natal que visa a gestão integrada entre as secretarias municipais no período de alto estação, de forma a conscientizar a população da responsabilidade de seu lixo, sua segurança e do seu próximo.

Projeto Semente Cidadã

Durante o movimento o secretário de segurança pública e defesa social, Sérgio Leocádio, falou para as crianças do Semente Cidadã sobre a disposição, da Prefeitura do Natal e da Semdes, em encampar o projeto que foi desenvolvido voluntariamente por guardas municipais na comunidade do bairro Soledade, da Zona Norte da capital.

O Semente Cidadã é um projeto que visa a formação cidadã e a qualidade de vida de crianças carentes. “Vamos suprir toda parte logística para a estrutura das atividades do projeto”, falou Sérgio Leocádio.