Uma nova ferramenta está sendo disponibilizada pela Prefeitura do Natal ao cidadão natalense para obtenção da Certidão de Endereço Eletrônica. A partir de hoje ela poderá ser solicitada de forma on-line no Portal Directa. A nova plataforma, construída pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Tributação (Semut), chega para facilitar e dar comodidade ao cidadão natalense, que precisa atualizar ou comprovar o seu endereço junto aos órgãos públicos ou privados. Essa é mais uma inovação da Semurb, que tem buscado oferecer de forma on-line alternativas para desburocratizar os seus serviços.
A nova plataforma vai facilitar a vida do contribuinte porque não será mais necessário comparecer à secretaria para solicitar o documento. Segundo o Chefe do Setor de Toponímia da Semurb, Marcus Vinicius dos Santos, esse é um serviço muito procurado na secretaria porque ela é solicitada para requerer ligação de energia ou água e até mesmo regularizar uma atividade comercial, que precisa de uma comprovação de endereço.
Ele explica ainda, que esse trabalho realizado em parceria com a secretaria de Tributação é muito importante porque além de trazer benefício ao cidadão vai servir para atualizar o cadastro imobiliário do município. “Muitas vezes encontramos no cadastro casas de esquinas com uma edícula construída e voltada para outra rua ou até mesmo lotes com casas construídas sem essa informação no cadastro”, ressalta ele.
Para ter acesso o processo é muito simples, basta o contribuinte acessar o endereço eletrônico directa.natal.rn.gov.br acessar a aba Imobiliário e clicar em Emitir Certidão de Endereço, preencher os campos da inscrição imobiliária e sequencial, dados constantes no carnê de IPTU ou na ficha do imóvel, e fazer a solicitação, que o documento será gerado automaticamente. Viniicus informa ainda, que para dar mais segurança ao processo foi atribuída uma assinatura eletrônica, que poderá ser validada também no mesmo local do portal.