Prefeitura apresenta campanha contra a dengue 2010

Com o slogan ”A dengue mata. Prevenir é o único remédio”, a Prefeitura do Natal lançou na manhã desta sexta-feira (29) nova campanha contra a dengue. A prefeita Micarla de Sousa e a secretária Municipal de Saúde, Ana Tania Sampaio, apresentaram também os resultados obtidos em 2009, que mostram uma redução de 90,58% dos casos de dengue clássica em relação ao ano de 2008 e uma redução de 91,42% no número de casos de dengue hemorrágica na cidade.

“Isso é fruto do trabalho de prevenção e conscientização que desenvolvemos no ano passado. Vamos continuar em busca de melhores resultados porque estamos nos aproximando do momento mais perigoso para a proliferação do mosquito”, disse a prefeita, alertando para que as pessoas possam entender que prevenir é o único remédio. Na ocasião, Micarla de Sousa ainda anunciou que enviará a Câmara Municipal um projeto de lei para punir os donos dos terrenos baldios que não estão cuidando de suas áreas e que acabam colocando em risco a saúde da população.

A secretária Municipal de Saúde, Ana Tania Sampaio, falou da importância das ações que estão sendo desenvolvidas desde o início do ano. “Diante dos excelentes resultados conquistados em 2009, antecipamos nossas ações e estamos atuando em várias frentes para combater a dengue, contando com parcerias de empresas privadas, do Exército e da Marinha”, ressaltou Ana Tania.

Nos próximos dias estreará campanha publicitária nos meios de comunicação, tendo como conceito principal a prevenção. As ações de combate consistem em realizar inspeção de imóveis fechados e residências, inspeção quinzenal em pontos estratégicos como borracharias, além do bloqueio químico nas áreas que apresentarem casos humanos e da inspeção dos terrenos baldios para eliminação dos criadouros do mosquito da dengue. A SMS também disponibiliza o boletim semanal da dengue no site da Prefeitura e um número telefônico (0800 2814031) para atendimento à população.

As ações educativas estão sendo intensificadas nas praias através de educadores fantasiados de mosquito da dengue. Nas escolas, a atuação se dará através de oficinas educativas. A SMS ainda fará um trabalho de sensibilização com proprietários de imobiliárias e irá priorizar a capacitação dos agentes de endemias.

Também participaram da solenidade ocorrida no salão nobre do Palácio Felipe Camarão os prefeitos de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, o secretário Municipal de Comunicação Social, Jean Valério, o tenente coronel do Exército, Alexandre Moreno dos Santos, o diretor dos supermercados Nordestão, Manoel Etelvino dos Santos e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Cristiana Souto.