Travessa onde está localizado o Buraco da Catita será revitalizada

O local onde atualmente está instalado o Espaço Cultural Buraco da Catita, a travessa José Alexandre Garcia, na Ribeira, será revitalizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A ordem de serviços para a execução da obra foi assinada pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa e o titular da Semsur, João Bastos, numa solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (28), no salão nobre do palácio Felipe Camarão.

O Buraco da Catita é um espaço cultural criado pelos arquitetos Marcelo Tinoco e pelo músico Camilo Lemos, que tem o objetivo contribuir para revitalização do bairro da Ribeira, além de ser um local de fomento da cultura natalense, não só através da música com o choro, o samba, a MPB, mas também através da literatura, artes plásticas, poesia, teatro, cinema.

“Ao longo dos últimos dois anos conseguimos transformar o Buraco da Catita em um espaço democrático, onde circulam médicos, estudantes universitários, moradores de rua, enfim, uma grande diversidade cultural e social da capital potiguar”, informou Camilo Lemos.

Segundo o titular da Semsur, João Bastos, as obras de revitalização terão recursos de R$ 33.120,02, e contemplarão a construção de um novo pavimento, meio fio, instalação de bancos e nova iluminação.

“Quando o vi o projeto achei maravilhoso. E é uma idéia muito importante para cidade, que será uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol em 2014. E com o PAC das Cidades Históricas, no qual Natal está incluída, que objetiva revitalizar o patrimônio histórico de importantes municípios brasileiros, entre outras ações, o bairro da Ribeira deverá ser contemplado. Não podemos desprezar está região da cidade sob o ponto de vista histórico e cultural. Este ato é um novo ciclo para revitalização da Ribeira”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Segundo o titular da Semsur, João Bastos, a previsão é de que as obras sejam concluídas até o final do próximo mês de abril, quando o Espaço Cultural Buraco da Catita completará dois anos de funcionamento.

Parceria
A idéia da recuperação do local partiu de um compromisso da Prefeitura do Natal com os frequentadores do local, como o artista plástico Flávio Freitas, que tem seu ateliê localizado na mesma travessa do Buraco da Catita e que compareceu a solenidade de assinatura do termo de serviço, junto com o arquiteto Gaudêncio Torquato.
“Faz muito tempo que existe um grupo de pessoas em Natal que lutam pela revitalização da Ribeira. A intervenção que ocorrerá na travessa onde se localiza o Buraco da Catita, também faz parte deste processo, inclusive de um projeto da Prefeitura do Natal, para recuperar os becos e travessas da Ribeira. Entramos em contato com a prefeitura para melhorar a iluminação do local e voltamos com um projeto maior de revitalização”, destacou o arquiteto Marcelo Tinoco.