Reunião na Semurb marca retomada das atividades do Projeto Orla
Representantes do poder público e de entidades não governamentais se reuniram nessa quinta-feira (7), na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), para discutir a retomada efetiva das atividades do Projeto Orla Natal. Instituído em 2010, o comitê gestor visa por meio de ações integradas ordenar o uso do espaço litorâneo e equilibrar o crescimento econômico e turístico com a manutenção dos ecossistemas.

Segundo a Presidente do Comitê Gestor e engenheira da Semurb, Alvânia Fátima Oliveira, a reunião buscou conclamar e revitalizar o comitê, composto por entidades governamentais como IbamaA, IDEMA, Semurb, Secretaria de Patrimônio da União, CAERN, CODERN, Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura, Câmara Municipal, Urbana, representantes de Instituições Públicas de Ensino Superior, IGARN, Secretaria de Turismo do Estado.

O Comitê Gestor é composto ainda por  entidades não governamentais do Conselhos Comunitários de Ponta Negra, Redinha, Santos Reis; Associação de barraqueiros de Ponta Negra e Associação Norte-rio-grandense das Empresas do Mergulho Autônomo e Turismo Náutico (Amanáutica).

Presente na reunião, o titular da Semurb, Marcelo Rosado, exaltou a importância da retomada do projeto já que Natal possui grande vocação turística. “Com a reativação, o projeto busca dar o uso de forma equilibrada a toda a orla, levando-se em conta a proteção do meio ambiente juntamente com o desenvolvimento econômico e social, oferecendo qualidade de vida ao turista e ao cidadão”, diz.

Ainda segundo Alvânia, o Projeto Orla é uma ferramenta primordial para a cidade porque prevê uma gestão compartilhada entre a instância pública e a instancia privada que vai favorecer as atividades já desenvolvidas na Orla.

Durante a reunião ficou estabelecido um seminário a ser realizado em 05 de maio a fim de apresentar as delimitações do projeto. As entidades que tiverem interesse em contribuir com o projeto podem procurar o Setor de Planejamento da Semurb através do e-mail planej.semurb@gmail.com