Aos sete anos de idade, Natanael de Jesus Souto, já sabe o que fazer para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. “Eu aprendi que não pode deixar as garrafas viradas para cima. Elas precisam ficar viradas para baixo”, lembrando que a mãe foi acometida com Zika e passou vários dias doente.

Na manhã desta quarta-feira (06), Natanael Souto participou na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, de uma ação de conscientização promovida pelo Departamento de Atenção ao Educando (DAE), da Secretaria Municipal de Educação, alertando e orientando professores e alunos sobre os cuidados na proliferação do mosquito.

De acordo com a professora Josicleide Cordeiro, que integra o quadro de assessores técnicos do DAE, o trabalho está sendo realizado nas unidades de ensino, com professores, estudantes e familiares. “Estamos apresentando vídeos educativos com informações para que os alunos possam ter cuidado dentro da sua casa”, explica.

Segundo a gestora pedagógica Carla Cavalcante de Souza Siqueira, desde o início do ano letivo, que se mostra representativo o número de professores e alunos acometidos pelas doenças em decorrência do mosquito Aedes Aegypti.

“Nós já tínhamos visto na reunião pedagógica que um dos temas do nosso projeto voltado para a família seria o combate ao Aedes Aegypti. Essa ação está sendo importante para iniciarmos e desenvolvermos o nosso projeto na escola”, comenta a gestora.

Professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Maria das Graças Sebastião, conta que conversa diariamente com os alunos e aborda questões importantes como o combate ao mosquito transmissor da dengue. “Estamos trabalhando os cuidados que devemos ter, como é prejudicial quando não se tem cuidado e zelo com o nosso ambiente”, afirma.

A ação promovida pelo DAE foi acompanhada pela titular da Secretaria Municipal de Educação de Natal, professora Justina Iva de Araújo Silva, que conversou com professores e alunos, pedindo a colaboração de todos no combate ao mosquito dentro da escola e também na casa de cada um, como uma ação de consciência e ação de cidadania.

A Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório está localizada na Rua Presidente Mascarenhas, 768 Alecrim. A unidade de ensino atende 394 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, distribuídos em 16 salas de aula e dois turnos. São 44 professores e oito auxiliares de sala.

Até sexta-feira a ação do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) vai acontecer nas escolas Professor Otto de Brito Guerra, Professor Ascendido de Almeida e o CMEI Professora Maria Celoni Campos.