Técnicos do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (Visamt-SMS) realizam uma visita técnica na comunidade do Cavaco Chinês, localizada no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte de Natal, a partir das 10h desta quinta-feira (7). A Comunidade apresenta uma situação precária em relação ao fornecimento de água ofertada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Na região, cerca de quatro mil moradores consomem água de poços individuais que estão em desacordo com o preconizado pela legislação vigente.
O Programa de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiágua) realiza a coleta para análise em todos os bairros de Natal. Na comunidade do Cavaco Chinês há seis pontos de coleta, que apresentam sérios problemas em relação aos índices de coliformes fecais presentes na água. Como medida paliativa, durante a visita de amanhã, será entregue aos moradores frascos de hipoclorito de sódio.
“Mas precisamos intervir nessa realidade e a forma correta é a Caern perfurar um poço naquela localidade e colocar um sistema de cloração”, destaca Marcílio Xavier, chefe do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental e Trabalhador.
A Comunidade do Cavaco Chinês fica localizada na Estrada de Genipabu, no bairro de Lagoa Azul, próximo ao Posto de Informações Turísticas.