O compromisso com a educação pública continua. Nesta terça-feira (1º), o prefeito Carlos Eduardo Nunes Alves e a secretária de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, inauguram às 17 horas, o Centro Municipal de Educação Infantil Clara Camarão, localizado na Rua Santo Expedito S/N Conjunto Bela Vista, no bairro do Planalto, Zona Oeste de Natal.

O CMEI Clara Camarão é o 13º inaugurado na atual gestão municipal. Foram investidos na construção do novo prédio o valor de R$ 918.122,33, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do orçamento próprio do município. Importante destacar que até o final do semestre, mais um CMEI e outras duas escolas do Ensino Fundamental serão inaugurados.

A estrutura física do novo CMEI conta com quatro salas de aula, sendo uma com banheiro e as demais com uma bateria de banheiro masculino e feminino; um berçário com banho; uma guarita; um pátio coberto; um refeitório; uma sala de atendimento multiuso; dois WC’S adaptados, sendo um feminino e um masculino; uma administração com almoxarifado; uma sala dos professores; um almoxarifado; quatro solários; uma caixa de areia; um anfiteatro; um castelo d’água; um depósito; uma lavanderia; uma área de serviço; dois BWC’S de funcionários, sendo um feminino e um masculino; um depósito de material de limpeza; um lactário; uma cozinha com despensa; uma casa de gás e uma casa de máquina.

O Centro de Educação Infantil tem capacidade total de atendimento de 108 crianças, na faixa etária de um aos cinco anos e onze meses, com turmas de Berçário II, Nível I, Nível II, Nível III e Nível IV.

A instituição contará com o trabalho de oito educadores infantis, oito estagiários, uma merendeira, duas auxiliares de cozinha, quatro auxiliares de serviços gerais, uma assistente de secretariado e quatro porteiros. A unidade vai ser administrada pelas gestoras Nadja Sabrina Silva Gomes Lopes Duarte (pedagógica) e Emanuela Araújo de Oliveira (administrativo e financeiro).

O Berçário II e os Níveis I e II vão funcionar em tempo integral das 07h às 16h e os níveis III e VI em tempo parcial, das 07h às 11h e das 12h às 16h. O início das atividades letivas no CMEI Clara Camarão começará no dia 14 de março.


Clara Camarão


 

Batizada como Clara Filipa Camarão foi uma indígena brasileira provavelmente da tribo potiguar no bairro de Igapó na cidade do Natal, então Capitania do Rio Grande (hoje o estado do Rio Grande do Norte), nascida na metade do século XVII que foi catequizada por padres jesuítas juntamente com seu marido Filipe Camarão adotando o mesmo sobrenome que ele.

É considerada uma das precursoras do feminismo no Brasil já que ela rompeu barreiras acabando com a divisão de trabalho da tribo ao se afastar dos afazeres domésticos, para participar de batalhas junto ao seu marido durante as invasões holandesas em Olinda e no Recife.

Clara também liderou um grupo de guerreiras nativas na luta contra os holandeses durante a colonização na cidade Porto Calvo no estado de Alagoas em 1637. Não há registro do local e data de sua morte.


Fonte/Biografia: www.cartapotiguar.com.br