A XVI Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat 2016) vai acontecer de 03 a 05 de fevereiro, reunindo mais de quatro mil profissionais de educação da rede municipal. A abertura marcada para às 18h40 vai acontecer no Pavilhão Dr. Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. Pela primeira vez, a abertura da Jenat vai contar com a participação dos professores da rede estadual de ensino.
A Jornada congrega pesquisadores e profissionais da educação que se propõem a discutir questões inerentes ao processo de ensino-aprendizagem e às demandas educacionais que se apresentam na sociedade contemporânea. Organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Natal, o evento tem como parceiro desta edição, a Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte. A proposta de reunir os professores das duas redes é norteada no seguinte tema: “Estado e Município – Escola em Movimento: por uma educação pública em regime de colaboração”.
A palestra de abertura será proferida pela professora da Universidade de São Paulo (USP) e escritora Sílvia M. Gasparian Colello, com o tema “Diversidade Cultural, Desenvolvimento e Aprendizagem: Por que é tão difícil ensinar?”. A palestrante vai abordar questões importantes: Como a escola leva em consideração o universo cultural de seus alunos? Como as pessoas aprendem a partir de seu universo cultural? A palestra tem como objetivo analisar o fracasso escolar com base nas relações complexas entre o mundo e o aluno, o mundo e a escola, a escola e o aluno.
A programação dos outros dois dias será realizada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), e participarão apenas os professores da rede municipal de Natal. O tema desta etapa é “Escola em movimento: respeitando a diversidade, humanizando práticas” e tem o intuito de discutir o desenvolvimento de estratégias para a ressignificação das diversas atividades pedagógicas que contribuam com o respeito às diferenças, o exercício da tolerância e construção da cidadania. Na programação palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações culturais.
Na quinta-feira (04) a programação ocorrerá nos três turnos, das 07h30 às 21 horas, com as seguintes palestras: “Base Nacional Comum: Currículo e Formação”, que será ministrada pelo professor doutor Élsio José Corá (MEC); “Diversidade e Humanismo: muito além de um nome”, proferida pela professora doutora Sandra Maria Borba Pereira (UFRN) e “Base Nacional Comum: a que será que se destina?”, do professor doutor Alessandro Azevedo (UFRN/SEEC).
O terceiro dia é reservado para a realização dos minicursos. De acordo com a comissão organizadora da Jenat, a abertura para a realização dos mesmos visa a socialização de trabalhos desenvolvidos pelos educadores lotados nos diversos âmbitos da SME. O objetivo dessas atividades é provocar reflexões e iniciativas pedagógicas que possam resultar em aprendizagens mais significativas. Nesse sentido, as propostas de minicursos terão conteúdos e metodologias que favoreçam o desenvolvimento e a aprendizagem dos educandos da rede municipal e que serão aplicáveis no cotidiano das unidades de ensino da rede. Os minicursos terão carga horária de quatro horas, nos turnos matutino (08 às 12h) e vespertino (13h30 às 17h30).
Palestra de Abertura
Sílvia M. Gasparian Colello
Pedagoga com Mestrado, Doutorado e Livre-docência na Faculdade de Educação da USP. Como docente desta mesma instituição, atua na área de Linguagem e Psicologia da Educação, nos cursos de graduação em Pedagogia e Licenciatura e, na pós-graduação, dedicando-se também à orientação de pesquisas nos programas de Mestrado e Doutorado da FEUSP. É membro do Núcleo de Pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas - NAP e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento – GEAL, onde desenvolve pesquisas na área de Ensino da Língua Escrita. Atua como palestrante e docente de minicursos em eventos acadêmicos ou iniciativas de formação de educadores, e também como assessora em escolas e Secretarias de Educação. É autora dos livros “Alfabetização em questão” (Paz e Terra, 2004), “A escola que (não) ensina a escrever” (Summus, 2012), coautora de “Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos” (Summus, 2011) e organizadora de “Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita” (Summus, 2011).
www.silviacolello.com.br
PROGRAMAÇÃO
Data: 03 de fevereiro de 2016
Local: Centro de Convenções
18h40: Apresentação Cultural: Grupo Acorde – UFRN
19h: Abertura
19h30: Palestra: Diversidade cultural, desenvolvimento e aprendizagem: Por que é tão difícil ensinar?
Profa. Dra. Sílvia M. Gasparian Colello (USP)
Data: 04 de fevereiro de 2016
Local: Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure)
7h30: Credenciamento
8h: Apresentação Cultural do Coral Municipal Sons da Terra
8h30: Abertura
Professora Justina Iva de Araújo Silva – Secretária Municipal de Educação
8h45: Palestra: Base Nacional Comum: Currículo e Formação
Prof. Dr. Élsio José Corá (MEC)
9h30: Intervalo
10h: Palestra: Diversidade e Humanismo: muito além de um nome
Profa. Dra. Sandra Maria Borba Pereira (UFRN)
13h30: Credenciamento
14h: Palestra: Base Nacional Comum: a que será que se destina?
Prof. Dr. Alessandro Azevedo (UFRN/SEEC)
15h30: Intervalo
16h: Palestra: Diversidade e Humanismo: muito além de um nome
Profa. Dra. Sandra Maria Borba Pereira (UFRN)
18h30: Credenciamento
19h: Palestra: Diversidade e Humanismo: muito além de um nome
Profa. Dra. Sandra Maria Borba Pereira (UFRN)
Data: 05 de fevereiro de 2016
Local: Centro de Referência em Educação Aluízio Alves – CEMURE
08:00 às 12:00 horas - Mini cursos
13:30 às 17:30 - Mini cursos