Feira da Árvore cresce 1.300% em vendas

Crédito da imagem: Frankie Marcone

Uma das atrações instaladas na área da Praça da Árvore de Mirassol, a chamada Feira de Artesanato da Árvore, encerra suas atividades neste domingo (17). Antes, no final da tarde desta sexta-feira (15), a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, visitou o local e conversou com os artesãos. Segundo os organizadores a ideia inicial era permanecer no local até o último dia 6 deste mês. Entretanto, o sucesso alcançado com o resultado das vendas fez prorrogar a data.

Durante seu período de realização a feira gerou recursos de R$ 207 mil em vendas, contabilizando um aumento de aproximadamente 1.300% em vendas, em relação aos pouco mais de R$ 15 mil registrados no ano passado.

“Tivemos a oportunidade este ano de realizar uma feira de grande sucesso. É tanto que a estendemos até este domingo (17), apresentando o que há de melhor no artesanato de nossa cidade. O melhor é que os recursos arrecadados vão direto para os artesãos. A Prefeitura do Natal é apenas uma facilitadora da realização de negócios”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Já a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa, disse que os resultados alcançados com a feira demonstram o respeito que o executivo municipal natalense tem com os artesãos da cidade. “É tanto que no próximo dia 25 lançaremos o projeto Qualifica Natal, que será voltado para qualificação do trabalhador da capital potiguar em várias áreas, como o artesanato. A ideia é realizar esta feira pelo menos uma vez por mês e não só na área da Árvore de Natal de Mirassol, mas de forma itinerante em vários pontos da cidade”, informou Rosy de Sousa.

Participantes

A feira contou com a participação de 130 artesãos, além de 16 cooperativas e foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), através do Departamento de Atenção ao Trabalho, como parte da programação do "Natal em Natal", uma série de eventos organizados pela Prefeitura Municipal do Natal para comemorar o período natalino na capital potiguar.

Os 130 artesãos que participaram da Feira de Artesanato da Árvore de Mirassol integram programas profissionalizantes desenvolvidos pela Semtas, que oferece cursos de capacitação e a estrutura para montar as feiras, como no caso das barracas, enquanto que os artesãos entram com a matéria prima e a mão de obra.

No espaço, aberto diariamente das 16h às 22h, o público teve a oportunidade de conhecer e adquirir os mais diversos produtos, frutos do talento do artesão potiguar, que usa de sua criatividade para desenvolver as mais belas e inovadoras peças, em grande parte modelos exclusivos, com preços bastante acessíveis, dentre os quais bolsas, bordados, roupas, peças de decoração, pinturas, rendas de bilro, objetos de procela, escultura de barro, madeira, utensílios para cozinha, entre diversos outros.

Ainda na área da Praça da Árvore de Mirassol participaram 12 associações beneficiadas pelo Programa de Economia Solidária da Semtas, onde em cada uma destas entidades participam 20 empreendedores, o que significa um total de 240 artesãos/ empreendedores beneficiados.

De acordo com o coordenador do Artesant, Neto Leal, a expectativa é que a feira termine com um número de cerca de 150 mil visitantes, com uma média de 5 mil pessoas por dia, incluindo ai famílias natalenses e turistas, transformaram o local em um ponto de lazer e entretenimento da capital potiguar. Em alguns momentos de final de semana a feira chegou a reunir aproximadamente 5 mil visitantes.

“O natalense aprovou a realização da feira, a transformando em um grande sucesso de público, junto com turistas oriundos principalmente de cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo”, informou Neto Leal.

A programação do Natal em Natal também garantiu a participação de outras pessoas que são beneficiadas através de programas desenvolvidos pela Semtas. No mercado do Artesanat, instalado na área da Árvore da Feira de Mirassol, atuaram 10 costureiras de Felipe Camarão que trabalham na confecção do figurino do espetáculo ‘Auto do Natal’, encenado no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Já a produção “Presente de Natal”, contou com a participação de 20 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Outras 600 crianças, atendidas pelo PETI e o Projovem Adolescente, participaram do espetáculo “Natal que Canta e Encanta”, onde apresentaram o resultado dos conhecimentos adquiridos durante o ano, como dança, canto, capoeira e teatro.