Prefeitura e Estado assinam cessão de terreno da UPA

A prefeita Micarla de Sousa e a governadora Wilma de Faria assinaram, no início da tarde desta sexta-feira (15), o termo de cessão do terreno onde funcionará a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Natal, na avenida Moema Tinoco, no bairro do Pajuçara, zona Norte da cidade.

O espaço, de 4 mil m2, era administrado pela Datanorte e já estava reservado à instalação de equipamentos públicos. “Só tenho a agradecer à governadora porque o funcionamento das UPAs irá minimizar os problemas que a saúde municipal enfrenta no atendimento à população”, disse Micarla de Sousa. Com a legalização do terreno, a Prefeitura poderá receber 70% dos recursos federais destinados à obra.

“É uma parceria muito importante para o benefício da cidade e vai diminuir o volume de pessoas que procuram atendimento nos hospitais Walfredo Gurgel e Santa Catarina”, acrescentou Wilma de Faria, complementando: “Assim o governo vai poder oferecer um melhor atendimento de urgência em alta complexidade, enquanto o Município faz o atendimento básico.”

A secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio, destacou que esse é apenas um dos pontos da parceira entre Prefeitura e Governo do Estado. Segundo ela, o trabalho conjunto será mantido também no custeio das UPAs de Natal. Estão previstas cinco para a capital do Estado, das quais quatro já deverão ser erguidas este ano, sendo duas delas na zona Norte.

As obras da UPA do Pajuçara devem ser concluídas até o final de fevereiro e o total de área construída atingirá 1 mil m2. A inauguração está prevista para o mês de março, depois da instalação de todos os equipamentos e do treinamento dos profissionais. A unidade atenderá cerca de 300 pessoas por dia, nas especialidades de clínica médica, ortopedia e pediatria

Na ocasião da assinatura, a secretária Ana Tânia informou ainda que o Município contratou 50 novos leitos em hospitais privados, com o objetivo de retirar os usuários de Natal dos corredores do hospital Walfredo Gurgel. As transferências teriam início ainda nesta sexta-feira.