Natal não resgistrou nenhum caso de dengue em 2010

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, tem monitorado constantemente os números de casos de dengue em Natal.

Na primeira semana epidemiológica de 2010 não foram registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nenhum caso suspeito da dengue clássica ou hemorragica  na capital Potiguar.

Observa-se uma redução em todos os índices de infestação predial de todos os distritos da Capital, considerando os cinco levantamentos realizados no ano de 2009.
Apesar dos dados, a SMS alerta a população para os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. E faz uma observação quanto ao depósito predominante para a infestação predial, que são os depósitos ao nível do solo como barril, tina, tonel, tambor, etc. Por isso, é necessário que a população continue vigilante quanto aos cuidados dentro de casa, não deixar recipientes plásticos, garrafas, latas e outros objetos que possam acumular água espalhados pelo quintal.

Os primeiros casos de Dengue em Natal foram notificados no ano de 1996. Nesse ano, foram notificados 1.339 casos. Do ano de 1996 a 2003, a doença apresentou um comportamento cíclico, com surtos epidêmicos em anos alternados. O ano de 2001 apresentou o pico epidêmico, com 19221 casos. A partir do ano de 2004, essa característica cíclica não foi demonstrada. Observou-se uma curva de crescimento que culminou com o surto epidêmico de 2008, com 15584 casos de dengue notificados no município de Natal. O ano de 2009 apresentou uma redução de 93,4% no número de casos em relação ao ano de 2008.