Semtas inaugura seis telecentros comunitários

Natal conectada ao mundo

Basta um clique e você está virtualmente dentro do museu do Louvre, em Paris, ou então na Biblioteca Central de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Esse é o tempo da internet, talvez a ferramenta de comunicação mais eficiente, rápida e globalizada do mundo. Tanto que os outros veículos de massa logo se renderam a ela: televisão, rádio e jornal, estão todos na rede mundial de computadores. É mesmo impossível imaginar a vida sem essa poderosa “máquina do tempo” que pode transportar você para qualquer lugar do planeta, e fazer com que as informações circulem de maneira incrivelmente veloz.

E a partir de agora o cidadão natalense entra nessa era digital através dos Telecentros Comunitários. Um Programa da Prefeitura do Natal em parceria com o Ministério das Comunicações, que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas. Serão 6 Telecentros distribuídos pelas quatro regiões administrativas. A primeira unidade será inaugurada na próxima segunda (18), às 15h, no Panatis, zona norte. “Fomos a Brasília buscar essa importante parceria para os cidadãos natalenses que ainda não tem a oportunidade de ter um computador em casa. Estamos certos que todos os meses de trabalho e negociação para implantação das unidades valeu a pena porque quem sai ganhando é a população que mais precisa”, diz o secretário adj. do Trabalho, Alcedo Borges.

A parceria com o Governo federal garantiu 10 computadores, 1 servidor, e 1 ponto de banda larga para cada uma das unidades, além de mesas e cadeiras. Em contra partida, a Semtas investe com espaço físico, adequação do imóvel de acordo com as recomendações do Ministério, e manutenção da unidade e da equipe profissional. Só na Unidade do Panatis foram empregados mais de R$ 46 mil. “Nosso investimento é grande, mas sabemos que os cidadãos beneficiados irão se sentir incluídos nesse caminho virtual que só avança a cada dia. E que ainda terão a chance de se qualificar com os cursos que serão oferecidos. Essa é mais uma ação que aumenta as oportunidades de empregabilidade e geração de renda para o cidadão”, declara a secretária da Semtas, Rosy de Sousa.

Os espaços escolhidos para instalação dos Telecentros passaram por reformas e adequações. O Ministério pede um espaço mínino de 48 metros, ar condicionado para conforto dos cidadãos e melhor rendimento dos equipamentos, e banheiros e salas com garantia de acessibilidade. “Seguimos a risca as sugestões do Governo Federal, investimos para que cada unidade pudesse ser além de útil, também agradável e acolhedora”, ressalta Jaqueline Maia, Coordenadora dos Telecentros que acompanhou de perto o desenvolvimento de cada obra.

Além do Panatis, os Telecentros estarão nesta primeira fase instalados nos bairros de Cidade Nova, Guarapes, Neópolis, Lagoa Seca e Mãe Luiza, todos com inauguração marcada para janeiro. As unidades irão oferecer de maneira gratuita para toda a população acesso livre em banda larga para navegação na internet, e ainda serviço de impressão de documentos como comprovante de inscrição de concurso, boleto para pagamento de contas, e currículos. “Depois do terceiro mês estaremos oferecendo também cursos para os usuários, como o básico de navegação, alfabetização digital voltado para a linguagem do sistema Linux, e o básico de informática”, revela a secretária.

A coordenação do Programa calcula beneficiar mais de 20.000 pessoas por mês nos 6 Telecentros.

ACOMPANHE O CALENDÁRIO DE INAUGURAÇÕES