Semurb autua estabelecimentos durante operação em Ponta Negra

A secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou duas autuações em estabelecimentos comerciais na praia de Ponta Negra. Um deles por ligação clandestina na rede de drenagem e o segundo por falta de manutenção na caixa de gordura. Os fiscais da Semurb localizaram ainda uma terceira irregularidade, mas ainda não conseguiram identificar a origem da ligação.

As autuações aconteceram na manhã desta quinta-feira (14) durante a realização de uma operação que integra as ações do projeto “Verão da Gente” e que vistoriou vários pontos da orla em busca de ligações irregulares e águas servidas em via pública. A destinação correta dos resíduos das caixas de gordura de estabelecimentos próximos a praia também foi inspecionada. Os proprietários dos locais visitados pelos fiscais da Semurb receberam orientação e panfletos educativos sobre os procedimentos para a limpeza.

Durante o verão o fluxo de pessoas aumenta nos bares, restaurantes e hotéis que recebem um grande número de turistas, consequentemente ocorre um aumento da vazão sendo comum caso de irregularidades. Para evitar os transtornos gerados pelo extravasamento de esgoto na praia e a formação das “línguas negras”, a equipe de fiscalização da secretaria vai inspecionar toda a faixa litorânea de Natal.

A operação de hoje contou com três equipes que identificaram ainda algumas galerias entupidas com lixo e folhagem, nas proximidades do Morro do Careca. Os proprietários dos estabelecimentos comerciais inspecionados pelos fiscais da Semurb receberam orientação e panfletos educativos sobre os procedimentos para a limpeza.

De acordo com a supervisora da Divisão de Solo, Água e Atmosfera da Semurb (DFSA), Rejane Alves, a manutenção das caixas de gordura é importante, pois o mau uso do equipamento pode gerar o entupimento da rede coletora. “Sem a manutenção correta os resíduos vão sem nenhum tratamento para a rede de esgoto, causando o entupimento e conseqüentemente o extravasamento, que pode chegar até a praia e prejudicar a balneabilidade do local”, explica.

A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) teve inicio na manhã desta quinta-feira (14) e segue até o final de fevereiro. Também participaram da Operação fiscais da Covisa e da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), técnicos da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semopi) e da Companhia de Água e Esgoto do RN (Caern), que auxiliaram na vistoria, identificação das irregularidades e execução dos reparos.