Presidente Lula assina inclusão de Natal no PAC da Mobilidade

Assinatura ocorreu em solenidade no Palácio Itamaraty

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na tarde desta quarta-feira (13), um termo de cooperação que garante à Prefeitura do Natal e ao Governo do Estado o direito de captar junto à Caixa Econômica Federal, através de empréstimos, os recursos do chamado “PAC da Mobilidade Urbana”, com vistas às obras de trânsito e transporte para a Copa do Mundo de 2014.

A assinatura ocorreu em uma solenidade no Palácio Itamaraty, em Brasília, e a inclusão do Município no “PAC da Mobilidade” garante investimentos totais de cerca de R$ 400 milhões, sendo que R$ 293 milhões virão dos empréstimos oferecidos à Prefeitura e R$ 81 milhões ao Estado. Somados às contrapartidas, o valor total se aproxima dos R$ 400 milhões.

A prefeita Micarla de Sousa ressaltou a importância da inclusão de Natal no PAC da Mobilidade Urbana: “Essa assinatura é mais uma garantia dos benefícios que a Copa trará para a nossa cidade. Iremos dar, com certeza, um salto de qualidade que vai representar um choque de desenvolvimento para a nossa capital e uma verdadeira fábrica de empregos para nossa gente.”

A chefe do Executivo de Natal participou da solenidade ao lado da governadora Wilma de Faria. Estiveram presentes à assinatura os prefeitos das 12 cidades-sede do mundial, além dos governadores dos estados que vão receber as partidas da Copa; o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; e diversos ministros.

O “PAC da Mobilidade” vai priorizar projetos que facilitem a circulação de torcedores e turistas durante a Copa, incluindo obras que interliguem estádios, hotéis, aeroportos, rodoviárias e portos.

As verbas destinadas a Natal irão contemplar um total de 16 grandes obras de mobilidade urbana, incluindo viadutos, complexos viários, abertura de novos trechos, melhoria de acessibilidade e da sinalização. Município e Estado irão entrar com uma contrapartida de cerca de 5% e se responsabilizarão pelas desapropriações.

Lista de obras contempladas com recursos do PAC da Mobilidade
Obra (Valor)
Implantação do acesso entre o futuro aeroporto de São Gonçalo e a BR-406 (R$ 15 milhões)
Corredor estrutural Oeste – BR-226 (R$ 39,5 milhões)