Semdes conta com Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas

O Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas está inserido na estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). Desde a efetivação, em junho do ano passado, o Departamento encontrou muito trabalho no Comando da Guarda Municipal, responsável anteriormente pelo Setor de Vigias, como era intitulado.

Uma das primeiras ações do Departamento foi o recadastramento dos servidores que exercem suas atividades como vigia e que se encontram na escala de serviço. Atualmente o Departamento conta com 706 vigias efetivos, mas uma das mudanças previstas é a alteração da denominação do servidor que faz a segurança dos prédios públicos municipais, de vigia para agente de segurança patrimonial.

Segundo o coronel Marcos Rodrigues, responsável pelo Departamento, “após o recadastramento tivemos uma planície da situação e percebemos que o termo vigia estava dissolvendo as verdadeiras ações desses servidores”.

O Departamento já possui algumas propostas para o ano que se inicia, discutidas e concedidas pelo secretário Sérgio Leocádio. O coronel Marcos reafirma: “para o ano de 2010 pretendemos fardar todo o efetivo".

Além dos agentes de segurança patrimonial, o Departamento coordena os guarda-vidas, servidores que, segundo o coronel Marcos, “fiscalizam a área litorânea correspondente ao município de Natal em parceria com o Corpo de Bombeiros”.