MDS estuda ampliação do Bolsa Família e parcerias com Natal

Seis mil novas famílias natalenses habilitadas poderão ser incluídas no programa do Governo Federal

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, assegurou, durante audiência hoje (13) com a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, e a secretária de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa, em Brasília, que o MDS ampliará a parceria administrativa com a Prefeitura do Natal em 2010. Entre as prioridades solicitadas pela prefeita Micarla e garantidas pelo ministro, destacam-se a inclusão de mais 6 mil cadastros no Bolsa Família em Natal e o apoio no projeto modelo de construção de três novos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), integrados a centros de capacitação de mão de obra profissional e encaminhamento ao trabalho. Além disso, Ananias comprometeu-se em apoiar projetos de segurança nutricional capitaneados pela Alimentar, com ênfase para o novo modelo de feiras livres.

A prefeita Micarla de Sousa entregou ao ministro um projeto piloto que visa dotar os Cras de uma estrutura paralela de inclusão produtiva e qualificação profissional. Os Centros de Referência de Natal, explicou Micarla ao ministro, já contemplam Telecentros, instalados pela Prefeitura. “Queremos expandir, vamos resolver um problema social, capacitar as pessoas profissionalmente e ainda encaminhar ao mercado de trabalho. Nossa meta é fechar este ciclo”, destacou a prefeita, solicitando ao ministro Patrus Ananias recursos, da ordem de R$ 1,2 milhão, para a construção da infraestrutura junto aos três novos Cras que a Prefeitura vai construir este ano. “Vamos entregar estas três unidades este ano. E seria muito importante que elas contemplassem também a parte de inclusão produtiva”, destacou a secretária Rosy de Sousa.

A secretária de Trabalho e Assistência Social apresentou ao ministro do MDS dados importante que comprovam a evolução da política social em Natal, como a instalação de 17 novas unidades gestoras do Bolsa Família, o crescimento do ProJovem, a Construção de três Casas de Passagem e a organização do Bolsa Família. Sobre esse último programa, Rosy informou ao ministro que hoje recebem o benefício em Natal 50.713 pessoas, para um universo de 56.717 cadastradas. “Precisamos incluir estes seis mil cadastros ministro. Todas estas pessoas foram habilitadas, mas estão fora do programa”, ponderou a titular da Semtas, agradecendo a atenção.

“Há uma determinação clara do presidente Lula. As pessoas que estiverem seguindo as normas da lei, enquadradas no direito, terão o benefício assegurado. Vamos analisar com carinho a situação destas seis mil famílias”, respondeu o ministro. Patrus Ananias antecipou ainda à prefeita a informação de alguns editais que serão disponibilizados e comprometeu-se em apoiar a Prefeitura na captação de projetos importantes do MDS, com destaque para o Restaurante Popular, o Cozinha Popular, o Banco de Alimentos, Feiras e Mercados, e todos os que estiverem ligados entre o Ministério e a Prefeitura.