A Escola Municipal Djalma Maranhão celebra nesta sexta-feira, 27 de novembro, ‘100 Anos de Djalma Maranhão’, com um dia inteiro de atividades em homenagem ao patrono. A programação teve início na noite desta quinta-feira (26), com a abertura oficial das comemorações em solenidade com a presença da secretária de Educação de Natal, a professora Justina Iva de Araújo, dos filhos de Djalma Maranhão Ana Maria Cavalcanti Maranhão e Alexandre de Albuquerque Maranhão, da ex-diretora Selma Batista de Oliveira, do integrante da Comissão de Preparação das homenagens a Djalma Maranhão, Roberto Monte, e da professora Arlian Carvalho, que na ocasião representou a gestão da escola.


A secretária de Educação, professora Justina Iva disse estar muito feliz de participar desse momento festivo. “Hoje é dia de homenagem e aplausos para aquele que foi um grande prefeito da Cidade do Natal, o nosso saudoso Djalma Maranhão. Um homem que tinha uma visão para além do seu tempo, e implementou em Natal de maneira impar a educação popular, com a perspectiva de erradicar o analfabetismo em nossa cidade”, disse.


A filha de Djalma Maranhão, Ana Marina Maranhão ficou muito emocionada com a homenagem. “Quem estaria muito feliz também aqui, vendo essa linda homenagem, seria o meu irmão Marcos e a minha mãe Dária. Ao chegar na escola fiquei encantada com a beleza dos trabalhos que vi. Estou muito emocionada com tanto carinho”, disse.


A programação da noite de ontem contou com apresentações culturais do ‘Coco à Djalma Maranhão’; da ‘Capoeira e Maculele’, ‘Coral de Libras’ e de ‘Os Metais de Peixe-Boi, Conexão Felipe Camarão’. Na manhã de hoje, a programação teve ‘Recitação de poesias’, apresentação de ‘As borboletas’, ‘A arca de Noé’, ‘O Jaraguá’, ‘Jogral’, ‘Atelier de bonecos e bonecas e coco de Zambê’ e grupo de Capoeira, conexão Felipe Camarão.


As comemorações seguem na parte da tarde, a partir de 13h30, com exposição dos trabalhos dos alunos e apresentações culturais, e às 18h, a Escola participa da Festa de Aniversário em homenagem ao prefeito, na Praça André de Albuquerque.