Exposição mostra Natal de ontem e hoje

A exposição itinerante “Natal Cidade Memória” chega mais uma vez ao público natalense, agora exposta no Senac Alecrim, na rua Alexandrino de Alencar. A mostra promovida pela Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), tem como objetivo reproduzir a memória da cidade através da fotografia, resgatando as transformações que ocorreram na paisagem urbana e natural de Natal ao longo do tempo. A visitação é aberta ao público e segue até o dia 29 de janeiro.

Composta por 80 imagens de um acervo total de 300 fotos, a mostra fotográfica encartada no Senac Alecrim traz uma seleção das fotografias que compõem a exposição “Natal Cidade Memória, e permite ao visitante traçar um paralelo entre a Natal do passado e do presente, destacando como era a cidade e como está hoje. Além disso, permite perceber quais foram as transformações ocorridas no local fotografado, já que as imagens atuais buscam reproduzir a foto antiga do local em vários aspectos, inclusive com o mesmo ângulo.

De acordo com o secretario adjunto de Informação, Planejamento Urbanístico e Ambiental da Semurb, Carlos da Hora, a exposição itinerante posteriormente percorrerá outras instituições, além das escolas públicas de Natal, o que vai possibilitar um maior acesso à população. Ainda segundo ele, a exposição é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido pela equipe técnica da secretaria, para a elaboração do livro Natal Cidade Memória que será lançado ainda em 2010.

Segundo a gerente do Senac Alecrim, Lucinete Araújo, a Semurb está de parabéns pelo belíssimo trabalho. “Nosso desejo é que a exposição continuasse até fevereiro, mês de maior fluxo de pessoas na instituição”, afirma. Destacou também a importância da Mostra em despertar a reflexão sobre as mudanças na cidade com o passar dos anos. “Além dos alunos, outras pessoas podem visitar e conhecer melhor as transformações ocorridas em Natal, inclusive no sentido do defender o que sobrou do nosso patrimônio”, diz.

Já a pedagoga Yonara Lilían considera positiva a iniciativa da Prefeitura em apresentar a mostra, que traz um pouco do passado de Natal. “Sempre gostei muito de história e conhecer o antes e o depois de nossa cidade é muito bom. Ao olhar as fotografias é como se estivesse fazendo uma viagem no tempo, imaginando como era tudo naquela época, e acabo prestando mais atenção nos locais hoje”, revela.