Crianças do Projeto Segundo Tempo da ARSBAN participam de recreação no Lago Azu

Na segunda-feira, 21, um grupo de 50 crianças participantes do Projeto Segundo Tempo tiveram um dia cheio de diversão no Lago Azul, em Pium, município de Parnamirim. De acordo com a coordenadora do programa em Natal, a professora Ligyanne Karla de Alentar, “esta é uma atividade muito importante para o desenvolvimento social das crianças.”

O Programa Segundo Tempo é uma iniciativa do Governo Federal para democratizar o acesso ao esporte, promovendo a inclusão social e assegurando o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida, exclusivamente de crianças, adolescentes e jovens, sujeitos a alguma situação de vulnerabilidade ou risco social, tais como fumo, violência ou trabalho infantil.

Desde novembro de 2008, a ARSBAN – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal tem convênio com o Ministério do Esporte e atua com o Programa Segundo Tempo, promovendo práticas esportivas, de lazer e artes, interagindo educação sanitária e ambiental. A Agência é a única instituição do Estado que oferece educação ambiental.

O projeto executado pela ARSBAN intitulado “Programa Esporte, Lazer e Arte no Contexto da Educação Sanitária e Ambiental: Uma Perspectiva para o Desenvolvimento Humano”.conta com 10 núcleos educacionais em 8 escolas municipais e 40 profissionais de educação, atendendo, nos dois turnos, mais de duas mil crianças entre 7 e 18 anos, nas quatro regiões da cidade.

As atividades são divididas em três dias da semana, sempre no turno oposto ao de aulas normais das crianças. Todos os dias a garotada recebe um kit lanche, como reforço alimentar, além de um kit composto por materiais esportivos, que podem ser de vôlei, futebol, futsal, basquete, handebol, atletismo ou xadrez.

A intenção é manter as crianças ocupadas com práticas esportivas educacionais que estimulem a interação e o seu desenvolvimento integral.

Impactos diretos da participação:

• Interação entre os participantes e destes com a sua realidade local;
• Melhoria da auto-estima dos participantes;
• Melhoria das capacidades e habilidades motoras dos participantes;
• Melhoria das condições de saúde dos participantes;
• Aumento do número de praticantes de atividades esportivas educacionais;
• Melhoria da qualificação de professores e estagiários de educação física pedagogia ou esporte envolvidos.

Impactos indiretos:

• Diminuição no enfrentamento de riscos sociais pelos participantes;
• Melhoria no rendimento escolar dos alunos envolvidos;
• Diminuição da evasão escolar nas escolas atendidas;
• Geração de novos empregos no setor de educação física e esporte nos locais de abrangência do Programa;
• Melhoria da infra-estrutura esportiva no sistema de ensino público do país e nas comunidades.

Relação das escolas conveniadas:

N NÚCLEO EDUCACIONAL QT DE NÚCLEOS QT DE ALUNOS
1 E.M. José de Andrade Frazão 1 200
2 E.M.Professor Laércio Fernandes Monteiro 1 200
3 E.M. Waldson José Bastos Pinheiro 1 200
4 E.M. Zuleide Fernandes de Macedo Silva 2 400
5 E.M. Professor Arnaldo Monteiro Bezerra 1 200
6 E.M. Otto de Brito Guerra 1 200
7 E.M. Professora Maria Cristina Osório Tavares 2 200
8 E.M. Santa Catarina 1 200
  TOTAL 10 2.000

FORMAÇÃO DO NÚCLEO EDUCACIONAL

01 Coordenador de Núcleo: Formado em Educação Física ou Pedagogia.
02 Monitores estudantes de Educação Física.
Monitor de Educação Ambiental.
200 beneficiários.

AÇÕES DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO:

Plantio nas Escolas.
Atividades esportivas e lúdicas.
Gincana.
Comemoração do dia da criança.
Oficina de minhocário.
Oficina de lixeiras.