Festa de Santos Reis integra programação do Natal em Natal


Festa de Santos Reis integra programação do Natal em Natal

Dezenas de fiéis aguardam ansiosos pela tradicional Festa de Santos Reis, que encerra a programação do ‘‘Natal em Natal’’ no dia 6 de janeiro, no bairro de Santos Reis. Religiosa e cultural, a festa traz em sua programação missas, novenas, procissão, apresentação de grupos folclóricos, shows com bandas locais, além de barracas com bebidas e comidas típicas.

Seguindo a tradição, a parte religiosa já teve inicio, com hasteamento das bandeiras, missas e novenas. Já a parte social da festa começa a partir de hoje (2).

Comemorado oficialmente no dia 6 de janeiro, o Dia de Santos Reis é celebrado na Igreja Católica como a Festa da Epifania em alusão ao encontro dos Reis Magos com o menino Jesus recém-nascido. Em Natal, as festividades em torno da data serão concentradas no Santuário Arquidiocesano de Santos Reis, no bairro de mesmo nome, localizado na Zona Leste da cidade.

A Festa de Reis é uma celebração tradicional portuguesa, que chegou ao Brasil em meados do século XVIII. Enquanto em Portugal a festa tinha um caráter mais popular, no Brasil assumiu aspecto mais religioso. As imagens dos Reis Magos do Santuário Arquidiocesano chegaram de Portugal por volta de 1755, a pedido de Dom José I, para a capelinha existente dentro do Forte dos Reis Magos. A primeira festa de Santos Reis foi celebrada dentro do Forte, no dia 06 de janeiro de 1599.

O Dia de Reis é considerado feriado no município de Natal e este ano completa 73 anos de realização. A comunidade surgiu a partir das comemorações da data, que se estendem por, aproximadamente, dez dias. Este ano, o tema da festa é “Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos e Missionários” e as celebrações dedicadas aos Reis Magos estão inseridas na programação do Ano do Congresso Eucarístico Nacional 2010.

A prefeitura de Natal, que todos os anos apóia o evento, mais uma vez confirmou a parceria. Este ano, além das atrações artísticas, é a responsável pelo palco e pelos banheiros químicos. Nomes como Margareth Menezes, Luiz Almir, Fera Samba, Perfume de Gandênia, Banda Mix, o grupo Roda de Bambas, entre outros, estão confirmados para animar os festejos após o novenário. As atrações encerram o “Natal em Natal”.

Os festejos deste ano marcarão ainda a despedida do sacerdote Pe. Gilmar Pereira de Castro, depois de 13 anos à frente da igreja. Ele será transferido para a Paróquia de São Lucas, em São Gonçalo do Amarante, cujas atividades terão início em fevereiro de 2010. Pe. Gilmar explica que a festa congrega o povo em torno da devoção dos Magos, que vieram do Oriente guiados pela estrela até Belém para reverenciar ao recém-nascido Jesus. "É uma festa que reúne todas as pessoas desejosas de unidade e paz por meio de novenas, missas e procissão".



Programação

Sábado, 02/01

6h15 - Missa
19h30 – Novena

Atrações: Fera Samba, Banda Garota Turbinada, Banda Mistura da Terra e Grupo Nem Choro nem Vela.

Domingo, 03/01

17h - Missa
19h30 – Novena

Atrações: Blits A Suingueira, Grupo Roda de Bambas, Aguinaldo Show e Fernando Luna.

Segunda-feira, 04/01

6h15 - Missa
19h30 - Novena
Noite soa terços dos homens

Atrações: Banda Mix, Banda Bagaceira do Brasil, Francinaldo Show e Carlinhos Zens.

Terça-feira, 05/01
5h - Caminhada penitencial do Santuário até o Forte, seguida de missa
19h30 - Novena
Noite da juventude
00h - Missa da vigília da Epifania do Senhor

Atrações: Margareth Menezes e Perfume de Gardênia.

Quarta-feira, 06/01
6h - Alvorada
7h - Missa dos idosos e enfermos
9h - Missa dos peregrinos e devotos

11h - Celebração dos batismos
16h30 - Procissão com as imagens dos Reis Magos e da Sagrada Família
18h - Missa campal de encerramento

Atrações: Luiz Almir e Láu Terra.

Mais atrações: Pastoril de Lucimar Ponta Negra, Pastoril das Véias Ponta Negra, Grupo de Teatro Dona da Lua, Congos de Ponta Negra, Grupo de Dança Explosão e Grupo de Dança Estação X.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389